O português David Grachat bateu hoje o recorde nacional e apurou-se para a final dos 400 metros livres S9 em natação adaptada nos Jogos Paralímpicos de Londres2012, na qual promete «dar o máximo».

«Correu muito bem, nadei à vontade, solto», reagiu o nadador de 25 anos no final da segunda série, que terminou em terceiro (4.24,10 minutos), a quinta melhor marca da competição.

Para a final, que se disputa hoje às 17:59 horas também no Centro Aquático do Parque Olímpico de Stratford, o estudante de Ciências de Desporto promete «dar o máximo», mas sem elevar as expectativas.

«A ver se consigo subir mais uns lugarzinhos. Mas deu para ver que os outros iam a controlar, o que é indicativo que vão estar muito fortes à tarde. Mas eu também!», frisou.

Para já, afirmou ter cumprido um dos objetivos, que era bater o anterior recorde nacional desta prova (4.24,63 minutos), que lhe pertencia desde 2009.

A classe S9 destina-se a atletas com malformação congénita, na qual o português entra por ter nascido sem a mão esquerda.

Além desta prova, David Grachat compete ainda nos Jogos Paralímpicos em 50 metros livres S9, 100 metros livres S9 e 200 metros estilos SM9.