Portugal parte para o torneio de boccia dos Jogos Paris2024 confiante num regresso a lugares de pódio, objetivo que falhou pela primeira vez em Tóquio2020, desde que se estreou na modalidade em competições paralímpicas, em 1984.
“Fizemos um trabalho exaustivo. É nossa vontade chegar ao pódio”, garantiu o selecionador nacional da modalidade, Luís Ferreira, à agência Lusa.
Em Paris, o boccia é a modalidade com mais representantes na comitiva portuguesa, com sete atletas, que vão competir nas quatro classes individuais e na variante de equipas BC1/BC2.
“Em termos individuais estarão em competição os atletas top 10 e creio que, em algumas classes, temos atletas que poderão ascender ao pódio”, afirmou Luís Ferreira, destacando a importância dos estágios de preparação.
Sem representação na vertente de pares, Portugal terá André Ramos na competição individual de BC1, os estreantes Ana Correia e David Araújo, e a veterana Cristina Gonçalves nas provas de BC2, Ana Sofia Costa e José Gonçalves – também estreante – em BC3, e Carla Oliveira em BC4.
Na prova de equipas BC1/BC2, onde há oito anos garantiu um bronze, Portugal vai apresentar-se com André Ramos, David Araújo e Cristina Gonçalves, que somará a sua sexta participação em Jogos e é a única atleta da comitiva com ouro paralímpico no palmarés.
A veterana e medalhada Cristina Gonçalves lidera a seleção de boccia, à qual se juntam os estreantes Ana Correia, José Gonçalves e David Araújo, e os repetentes André Ramos, Carla Oliveira e Ana Sofia Costa.
“Na equipa, a ideia com que estamos é de poderemos ter uma boa prestação. Sabemos que a situação, às vezes, altera-se e perde-se o que estava programado, mas estamos confiantes”, disse Luís Ferreira.
Em 11 participações portuguesas em Jogos Paralímpicos, desde Heidelberg1972, o boccia é a segunda modalidade com mais medalhas conquistadas, somando 26, apenas atrás do atletismo, que lidera, com 54.
Há três anos, o boccia português viveu em Tóquio2020 a primeira edição sem subidas ao pódio em Jogos Paralímpicos, desde a sua estreia em 1984.
Portugal vai estar representado nos Jogos Paralímpicos Paris2024, que decorrem entre quarta-feira e 08 setembro, por 27 atletas, que vão competir num número recorde de 10 modalidades.
Comentários