Começou, este sábado, a fase final – grupo A – do Campeonato Fidelidade Andebol 1, marcada pela realização de três dos quatro jogos do play-off - o jogo Passos Manuel-FC Porto foi adiado para o dia 11 de Março, devido aos compromissos europeus do FC Porto - que, esta tarde recebeu e venceu os sérvios do HC Vojvodina.
O Liberty Seguros ABC/UMinho foi ao Funchal vencer o Madeira Sad por 21-33, num jogo com uma primeira parte bastante equilibrada. A equipa bracarense até entrou melhor no jogo (1-3), mas ainda antes dos dez minutos estava reposta a igualdade (4-4). Depois de uns minutos equilibrados, foi o Liberty Seguros ABC/UMinho que voltou a destacar-se no marcador e, aos vinte minutos, ganhava por 8-11, vantagem que a formação de Carlos Resende segurou até ao intervalo, embora o Madeira Sad tenha conseguido reduzir até à diferença mínima, 12-13, resultado com que as duas equipas foram para o intervalo. Na segunda parte, o Liberty Seguros ABC/UMinho seguiu na frente do marcador, sempre com o Madeira Sad a uma curta distância. Com cinco minutos jogados no segundo tempo, o resultado no marcador começou a dilatar-se a favor da equipa de Braga (14-18). A partir daí, a equipa de Paulo Fidalgo já não conseguiu voltar a equilibrar a partida e a equipa bracarense, mais eficaz, foi pouco a pouco ampliando a vantagem no marcador, até aos 21-33 finais. O Madeira Sad tem, assim, dificuldades acrescidas no próximo jogo do play-off, em Braga, no próximo dia 18 (quarta-feira). Para a equipa bracarense, por sua vez, esta vitória é um passo importante no caminho para as meias-finais do play-off.
O SL Benfica foi vencer ao reduto do Águas Santas-Milaneza, por 24-35, resultado que também coloca a turma benfiquista em vantagem para o segundo jogo, a disputar na Luz. O jogo começou, como se esperava, muito equilibrado com o marcador a assinalar sucessivas igualdades até aos onze minutos (8-8); depois, o Benfica passou para a frente do marcador mas não conseguiu mais que dois golos de vantagem, anulados novamente aos 18 minutos. Depois, de uma forma mais consistente, a equipa orientada por Mariano Ortega voltou a assumir o marcador até ao intervalo, altura em que ganhava por 14-19. Com um parcial de 3-0, foi o Benfica que entrou melhor na segunda parte, a aumentar a vantagem sobre o Águas Santas-Milaneza, que se deparava com maiores dificuldades ao nível ofensivo. O SL Benfica assumiu, até ao final do jogo, o andamento do jogo e do marcador - que se dilatou, progressivamente, até ao apito final - perante um adversário que procurou, até ao fim, o melhor resultado, mas que não teve mais ou melhores soluções para evitar a derrota. Vantagem para a equipa da Luz, que recebe o Águas Santas-Milaneza já na próxima quarta-feira, dia 11 (19h30).
O Sporting CP confirmou o estatuto de favorito na deslocação aos Açores, onde foi vencer o Sp. Horta por 23-31. O jogo começou com as duas equipas a jogar ao mesmo ritmo e com vantagens alternadas para as duas formações; a meio da primeira parte, 6-6 era o resultado no marcador. A partir de então, o Sporting assumiu definitivamente o controlo do jogo e do marcador. Ao intervalo, a equipa de Frederico Santos ganhava por 10-15 e, na segunda parte, o Sp. Horta já não conseguiu ameaçar a vitória da equipa leonina, que foi ampliando o resultado, até ao apito final. Assim, é em desvantagem perante o adversário que o Sp. Horta viaja até Lisboa para defrontar o Sporting CP no próximo sábado, dia 14.
Calendário de jogos - fase final grupo A - "play-off" - 1/4 final - 1º jogo - Campeonato Fidelidade Andebol 1
- Madeira SAD : Liberty Seguros ABC/UMinho, 21-33 (12-13)
- Águas Santas Milaneza : SL Benfica, 24-35 (14-19)
- Sp. Horta : Sporting CP, 23-31 (10-15)
Comentários