A seleção sénior de Angola derrotou hoje a congénere da Argentina, por 33-23, no arena Kristalna Dvorana, em Zrenjanin, na abertura do Grupo C do Mundial2013 de andebol feminino que decorre na Sérvia. Ao intervalo, as angolanas venciam por 15-12.
Isabel Guialo abriu caminho para a vitória (1-0), no primeiro minuto, mas a seguir Crivelli empatou para as sul-americanas. O equilíbrio tomou conta da partida até aos 24 minutos, altura em que as campeãs africanas protagonizaram a fuga no marcador (12-11), com golo de Marcelina Kiala.
A Argentina cedeu à pressão e Angola acertou na defesa e no ataque. Com mais atitude, Magda Cazanga, Rossana Quitongo e Joelma Viegas asseguraram o resultado até ao intervalo, já que a Argentina ficou seis minutos em branco, sendo fatal essa fase de jogo. Isabel Guialo, com cinco golos, comandava a frente do ataque, seguida da Marcelina Kiala (4).
No reatamento, Vivaldo Eduardo montou uma estrutura tática para acabar com a ousadia argentina, impedindo que acreditassem ser possível vencer as angolanas. O adversário foi obrigado a errar mais, porque a formação defendia em cima do meio campo.
Em função disso, a primeira linha passou a liderar as operações ofensivas, com contra-ataques, o que provocou maior desgaste às argentinas. Marcelina Kiala, Isabel Guialo, Luísa, Natália, Rossana e Joelma encostaram a Argentina à parede, quebrando totalmente a energia anterior.
Depois, Angola forçou a adversária a passar três períodos “traumáticos”, sem marcar. Primeiro com 17-13, aos 33 minutos, mais tarde atingiu a diferença pontual (22-15) tranquila, para gerir até ao fim da partida, com o benefício de aumentar para dez (31-21) a seis minutos do apito derradeiro.
Se Isabel Guialo, até há bem pouco tempo em dúvida devido a lesão, abriu a estrada para o terceiro triunfo consecutivo em estreias mundiais, Natália Bernardo marcou o último tento das angolanas na reconfirmação do favoritismo admitido antes da partida pelos dois técnicos.
Na próxima jornada, Angola defrontará o Paraguai, segunda-feira, às 15h45, no mesmo pavilhão de Zrenjanin, enquanto a Argentina jogará frente à Noruega (20h15), num grupo que terá ainda o Espanha-Polónia (18h00).
Comentários