O campeonato cabo-verdiano de andebol, em masculino e feminino, no escalão sub-20, realiza-se de 28 de junho a 01 de julho na cidade de Assomada, anunciou, esta quinta-feira, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA).
Em conferência de imprensa na Câmara Municipal de Santa Catarina, José Eduardo dos Santos assegurou que todas as condições, desde pavilhão, acolhimento de delegações e transportes, estão criadas para que Assomada possa acolher o campeonato.
“Estamos com todas as condições organizadas e criadas e a partir de 28 de junho e até 01 de julho Assomada vai ser capital de andebol nacional e representado por quatros regiões desportivas que integram os melhores atletas de escalão sub-20 de Cabo Verde”, considerou o presidente da FCA.
Para José Eduardo dos Santos, garças a parceria e ao patrocínio da Câmara Municipal de Santa Catarina, das equipas qualificadas e da Associação de Andebol de Santiago Norte é que está sendo possível potencializar este campeonato, porque é um campeonato que não conta com o subsídio dos contractos programas da FCA.
Conforme informou, este é o primeiro passo de campeonatos nacionais de andebol em Santa Catarina, mas lançou um desafio no sentido de, no próximo ano, a associação, conjuntamente com a câmara, apresentem uma candidatura para acolher um dos campeonatos sénior.
Para dar o pontapé de saída, neste sábado, 28, a equipa qualificada em masculinos de São Vicente, Liceu Ludgero Lima, enfrenta o Rosariense (Santo Antão), seguido de Picos (Santiago Norte) e Garridos de São Domingos (Santiago Sul).
Em femininos, a equipa do Rosariense, representante de Santo Antão, enfrenta as meninas do Liceu José Augusto Pinto, de São Vicente, na primeira partida, e depois Tabanka de Tarrafal (Santiago Norte) enfrenta ABC (Santiago Sul).
O campeonato vai ser realizado no sistema de todos contra todos.
Neste ano, para além de campeonato sub-20, foi anunciado que a modalidade de andebol vai ter uma longa jornada neste período, com vários campeonatos.
“Estamos a lançar campeonato sub-20, vamos ter nos dias 11 à 14 de julho a primeira fase do campeonato nacional seniores, que acontece na Cidade da Praia, com fase final na cidade do Mindelo, de 18 a 22 de julho”, disse.
Aproveitou ainda a ocasião para anunciar que no último dia da competição de sub-20 vai ser feita a apresentação pública das duas seleções, masculino e feminino, que vão para competição no Mali, a nível de Zona 2 Africana.
A seleção de sub-17 vai passar quatros dias em Santa Catarina a acompanhar a seleção sub-20 e a fazer um miniestágio para preparação dos jogos de CPLP que vão ser disputados em Angola, a partir do dia 24 de julho.
Presente na conferência de imprensa, o vereador pela área da Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Santa Catarina, João Pereira, disse que recebe este campeonato de “braços abertos”, porque é um “grande ganho” para os atletas de Santa Catarina.
Comentários