A Dinamarca, tricampeã em título e grande favorita ao ‘tetra’, iniciou hoje a defesa do título no Mundial de andebol com uma vitória esmagadora por 47-22 frente à Argélia, perante o seu público, em Herning.

O lateral direito Mathias Gidsel, eleito o melhor jogador do mundo em 2023, esteve em evidência na partida da primeira jornada do Grupo A da fase preliminar, ao marcar 10 golos, em 15 remates.

Coanfitriã do Mundial, juntamente com Croácia e Noruega, a seleção dinamarquesa, orientada por Nikolaj Jacobsen, igualmente campeã olímpica em título, já lidera com naturalidade o Grupo B, que teve no outro jogo a vitória da Itália sobre a Tunísia (32-25).

Dinamarca e Itália somaram os dois primeiros pontos rumo à fase principal, liderando o Grupo B, enquanto Tunísia e Argélia continuam em ‘branco’. Na segunda jornada, na quinta-feira, a Dinamarca defronta a Tunísia e a Itália a Argélia.

Para o Grupo C, em Porec, na Croácia, a campeã europeia em título França iniciou o Mundial com um convincente triunfo por 37-19 frente ao Qatar, que devolve a confiança à equipa após o fiasco olímpico em que foi prematuramente eliminada em casa.

Dez anos depois de a França ter vencido o Qatar na final do Mundial que aquele país árabe organizou, em 2015 (25-22), os gauleses repetiram o triunfo por números mais convincentes, no reencontro com os 'sobreviventes' dessa altura Zarko Markovic e Rafael Capote.

A França defronta na quinta-feira o Kuwait para a segunda jornada do Grupo C, outro adversário que não é da mesma divisão dos gauleses e que perdeu na estreia por 37-26 com a Áustria, apesar da diferença de apenas dois golos ao intervalo (18-16).

França e Áustria lideram o Grupo C, com dois pontos, e estão com um pé na fase principal, enquanto Kuwait e Qatar ainda não pontuaram e o mais certo é decidirem entre si a fuga ao último lugar e a despromoção à Taça Presidente.

Na próxima jornada do Grupo C, na quinta-feira, a França defronta o Kuwait, podendo validar já a passagem à fase seguinte, tal como a Áustria que procura alcançar o mesmo com o Qatar.

O Mundial2025, que conta com a participação de Portugal, integrado no Grupo E da primeira fase, com as seleções da Noruega, Brasil e Estados Unidos, teve hoje início e decorre até 02 de fevereiro.