Portugal está imparável e soma e segue no Campeonato do Mundo de Andebol de 2025. Em Oslo, os 'Heróis do Mar', já com o apuramento para os quartos de final no bolso, selado com o histórico triunfo de sexta-feira sobre a Espanha, somou a quinta vitória em seis jogos na prova ao bater o Chile por claríssimos
A seleção nacional, que só precisava de um empate para confirmar o primeiro lugar no Grupo 3 da fase principal da prova, acabou mesmo por somar um triunfo claro, que lhe permite 'fugir' a um duelo com a tricampeã mundial Dinamarca já nos 'quartos'. Assim, Portugal terá pela frente na próxima fase da prova a Alemanha, ainda assim um adversário duro de roer, vice-campeã olímpica há menos de um ano, em Paris 2024.
Frente ao adversário mais fraco do grupo, Portugal não acelerou significativamente o ritmo na etapa inicial. Ainda assim, nunca esteve em desvantagem e depressa chegou aos 4-0. Depois permitiu uma ligeira reação por parte dos chilenos, que reduziram para dois golos e mantiveram a partida equilibrada até ao intervalo, ao qual Portugal chegou a vencer por 22-17.
O resultado foi-se mantendo entre os três e os cinco golos de diferença até meio do segundo tempo, altura em que Portugal disparou (e de que maneira) no marcador, chegando a marcar nove golos sem resposta. O resultado foi-se avolumando, até chegar aos 18 golos de vantagem, com que terminou (46-28).
O melhor marcador da partida foi Francisco Costa, com nove golos, mais três do que o irmão, Martim, num jogo em que todos os jogadores de campo de Portugal que alinharam (Luís Frade foi poupado) marcaram pelo menos por uma vez.
A seleção nacional fecha o Grupo 3 da ‘main round’ com nove pontos, à frente do Brasil, segundo classificado e também já apurado, que tem cinco e ainda este domingo joga com a Espanha.
O embate dos quartos de final com a Alemanha terá lugar ao início da noite de quarta-feira. No mesmo dia, o Brasil defrontará então a Dinamarca.
Comentários