A atleta internacional cabo-verdiana Suzana Barros, do Clube Desportivo ABC, foi considerada pela Associação Regional de Santiago Sul a Melhor Jogadora e Goleadora de andebol do Campeonato Regional de Andebol feminino da temporada 2013/14.

Referenciada como a andebolista de referência da modalidade em Cabo Verde, este agente da Polícia Nacional de profissão, tem-se notabilizada na modalidade, dada as qualidades e perfeição com que se dedica a competição, tendo levado o clube Desportivo ABC a revalidação do campeonato de Santiago Sul.

Tricampeã de Cabo Verde em título e com passagem pelo Campeonato Africano das Nações com a equipa encarnada que sempre representou ao mais alto nível, , Suzana Barros apontou um total de 72 golos durante a temporada, tendo ultrapassado com sete golos a concorrência da sua mais perseguidora direta, Leonilde Gonçalves do Desportivo da Praia.

Na pontuação da organização do campeonato, associada a dos treinadores e do público, a andebolista goleadora e considerada estrela do ABC, lidera a lista das sete melhores atletas da presente edição do Campeonato de Santiago Sul com 64 pontos.

A equipa ideal do campeonato feminino de Santiago Sul é composta ainda por Leonilde Gonçalves “Isa”, do Desportivo da Praia (50 pontos), Neidja Lima (31) e Joelma Correia (30), ambas do Seven Stars, Cely (29) ABC, Hermenegilda Moreno (25) da Estrela do Norte e Elisabeth Gomes “Bety”, do ABC com 20 pontos.

A formação encarnada do ABC revalidou no final de semana o título de campeã de Santiago Sul em andebol feminina depois de vencer a sua rival de sempre do Seven Stars por 3-0, na melhor de cinco jogos, na final dos play-off disputado no pavilhão desportivo “Vává Duarte”.