Este artigo tem mais de 10 anos
A Taça “José Sayovo” foi instituída em 2005 pelo Ministério da Juventude e Desportos (MJD) devido aos feitos do velocista em campeonatos africanos, mundiais e jogos paralímpicos.
O vencedor da classe de T11 da Taça "José Sayovo" Bernardo Lopes, da província de Malanje, lamentou neste domingo, em Luanda, a falta de apoio por parte das entidades locais.
Em declarações à imprensa afirmou que não existe motivação para a prática da atividade desportiva adaptada em Malanje por existir falta de tudo, desde as condições sociais ao material desportivo.
Em relação a prova que venceu pela primeira vez, quatro anos após a sua estreia, disse ter sido bastante competitiva e que a organização tem melhorado a cada edição.
Com a vitória, o fundista manteve o espírito ganhador da província de Malanje, após ausência do conterrâneo, José Guenge (vencedor em 2011, 2012 e 2013), justamente por falta de apoios.
Sayovo é a maior referência do desporto adaptado em Angola com nove medalhas paralímpicas, quatro de ouro em Atenas'2004, três de prata em Pequim'2008, uma de ouro e outra de bronze em Londres'2012.
Comentários