Armand Duplantis voltou a fazer aquilo que já nos tem habituado: bater o recorde mundial do salto com vara. O sueco conseguiu, este sábado, saltar 6,24m no meeting chinês de Xiamen, o primeiro da Liga Diamante.

Naquela que foi a sua primeira competição este ano, Duplantis saltou 5,62 m à primeira tentativa e quis passar logo para os 5,82 marca que passou sem dificuldades. Na marca dos 6m, viu o atleta americano, Kendricks, ficar em segundo lugar com 5,82m.

Ao saltar 6,24 metros, o campeão olímpico de Tóquio2020 bateu o recorde do mundo do salto com vara pela oitava vez, melhorando em um centímetro a anterior melhor marca mundial, que detinha desde que chegou aos 6,23 nas finais da Liga de Diamante de 2023, em setembro, em Eugene, nos Estados Unidos.

Atual bicampeão mundial, ‘Mondo’ Duplantis, de 24 anos, tornou-se recordista do mundo pela primeira vez em 2020, tendo melhorado a marca sucessivamente desde então.

Em Xiamen, prova de abertura da Liga de Diamante, o sueco superou o norte-americano Sam Kendricks, segundo com 5,82 metros. O chinês Huang Bokai foi terceiro, com 5,72.