O Atlético Sport Aviação (ASA) garantiu neste sábado a passagem para meia-final do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, ao bater o Interclube, por 95-88, no terceiro desafio dos quartos-de-finais, disputado no play-off a melhor de três partidas.
Contra expectativa de muitos, o conjunto do aeroporto entrou dominante no desafio face ao alto nível de concentração apresentado. Ao contrário, o adversário mostrava-se frágil a defender, permitindo a supremacia aviadora no quarto inicial (24-12).
Sem o técnico Manuel Sousa “Necas”, que rescindiu recentemente o contrato, a equipa da polícia não encontrava argumentos para travar o fulgor ofensivo dos aviadores, que souberam criar manobras para vencer ao intervalo por 53-37.
No reatamento, o Interclube despertou e acelerou o jogo ofensivo. Conseguiu encurtar o resultado, com mais lançamentos de longa distância. Mas foi insuficiente para levar a melhor, pois o adversário soube gerir o mau momento e terminou com parcial de nove pontos (70-61).
No último período, o Interclube entrou com a mesma ambição. Procurou explorar o jogo exterior. Nalgumas vezes surtiu efeito, mas não bastou para impedir a vitória do adversário (95-88).
Com este triunfo, o ASA disputará meia-final, a melhor de cinco partidas, diante do 1º de Agosto, fruto de duas vitórias (75-50; e 95-88) e uma derrota (86-94).
Noutra eliminatória, o Sport Libolo e Benfica superou a Marinha de Guerra por 96-70.
Com arbitragem de Clésio Francisco, Osvaldo Neto e Mbunga Pedro, as equipas marcaram da seguinte forma:
Interclube: Gerson Domingos (16pts), José Salvador (09), Henry Uhegwu (03), Ngombo Rogério (02), Jonatão Ndjungo (04), Paulo Barros (11), Paulo Santana (02), Abdel Gomes (06), Egídio Ventura (25), Gilson Martins (00), KAMBUY Pitchou (02), Alexandre Jungo (08).
Técnico - Helder Domingos
ASA: António Neto (10pts), Olencio Ndatipo (13), Curtis Allem (10), Braúlio Morais (16), Braúlio Ferreira (07), Helmer Felix (11), Levi Moule (03), Aldemiro João (08), Donald Sincleton (17), Zola Paulo (01).
Técnico - Carlos Dinis
Comentários