Os Boston Celtics venceram no sábado os Chicago Bulls por 123-98 na liga norte-americana de basquetebol (NBA), com uma exibição histórica do extremo Jayson Tatum, numa noite em que o português Neemias Queta não foi utilizado.

Tatum tornou-se no primeiro jogador dos Celtics a terminar uma partida com um ‘triplo duplo’ de 43 pontos, 16 ressaltos e 10 assistências, com Queta a não sair do banco.

Com o registo da noite de sábado, o extremo dos atuais campeões da NBA juntou-se ainda a James Harden como os únicos jogadores que conseguiram pelo menos 40 pontos, 10 ressaltos, 10 assistências e nove triplos numa partida.

Quem também esteve em destaque na noite de sábado foi o poste francês Victor Wembanyama, que marcou 30 pontos e conseguiu 10 desarmes de lançamento na vitória dos San Antonio Spurs frente aos Portland Trail Blazers, por 114-94.

Wembanyama, que somou ainda sete ressaltos, é apenas o sexto jogador da história da NBA a conseguir registar pelo menos 30 pontos e 10 desarmes de lançamento num jogo, juntando-se a Hakeem Olajuwon, David Robinson, Artis Gilmore, Dwight Howard e Kareem Abdul-Jabbar.

Os 10 desarmes de lançamento numa partida igualaram o máximo de carreira do francês, que é o primeiro com 20 anos ou menos a conseguir mais do que um jogo com este registo.