Depois de evitarem a ‘varridela’ com uma vitória na Florida por 116-99, os Celtics impuseram-se mais uma vez de forma muito clara, num embate em que arrancaram com um parcial de 23-7 e, depois, nunca mais deixaram de liderar na casa das dezenas.
O ‘cinco’ de Joe Mazzulla acabou o primeiro período a vencer por 15 pontos (35-20), atingiu o intervalo com 17 à maior (61-44) e após três quartos liderava por 18 (90-72), respondendo sempre a qualquer tentativa de aproximação dos forasteiros.
As derrotas nos três primeiros jogos (123-116 e 111-105 em casa e 128-102 fora) parecem ‘esquecidas’, com os Celtics a voltarem ao nível de toda a época regular e das anteriores eliminatórias dos play-offs, ameaçando fazer algo que nunca foi feito.
O conjunto de Massachusetts procura tornar-se o primeiro a conseguir virar um 0-3 na história dos play-offs da NBA, depois de 150 falhanços, e repetir o feito dos conterrâneos Boston Red Sox, no basebol, em 2004, face aos New York Yankees.
“Estarmos nesta situação apenas diz que estamos contra a parede, mas unidos e a competir a grande nível para nos darmos a nós próprios uma possibilidade de seguirmos em frente”, explicou Joe Mazzulla.
Para já, os Celtics reduziram para 3-2, forçando um Jogo 6 em Miami, no sábado, depois de um duelo em que sobressaiu o coletivo, nomeadamente uma defesa bem mais pressionante e intensa, provocando ‘turnovers’, e um ataque com boas percentagens de lançamento, fruto de melhor seleção de ‘tiro’.
Derrick White foi o destaque individual, com 24 pontos, incluindo seis ‘triplos’, em oito tentados, num ‘cinco’ em que mais três jogadores marcaram na casa das duas dezenas: Marcus Smart somou 23 e Jaylen Brwon e Jayson Tatum marcaram ambos 21, este último juntando 11 assistências e oito ressaltos.
Na formação de Miami, desfalcada de Gabe Vincent, que se juntou na lista dos lesionados a Tyler Herro, o melhor foi o suplente Duncan Robinson, que terminou o embate com 18 pontos, nove assistências e quatro ressaltos.
Do banco, vieram também 15 pontos de Haywood Highsmith e 14 de Caleb Martin, enquanto as ‘estrelas’ estiveram ‘apagadas’: Jimmy Butler ‘parou’ nos 14 pontos, cinco ressaltos e cinco assistências e Bam Adebayo nos 16 pontos e oito ressaltos.
“Vamos continuar positivos, sabendo que podemos e vamos ganhar estas séries. Só temos de fechar isto em casa”, prometeu Jimmy Butler, olhando já para o sexto jogo, no sábado. Se necessário, o Jogo 7, a ‘negra’, realiza-se na segunda-feira, em Boston.
Comentários