Os Dallas Mavericks apuraram-se no sábado para a final da Conferência Oeste da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao vencerem novamente os Oklahoma City Thunder, no sexto encontro das meias-finais.

Depois de na quarta-feira se ter adiantado na série, fazendo o 3-2 na visita a Oklahoma (104-92), a equipa do Texas ‘carimbou’ a presença na decisão pela segunda vez nos últimos três anos, graças a dois lançamentos livres de PJ Washington nos derradeiros segundos do encontro.

O esloveno Luka Doncic voltou a evidenciar-se pelos Mavericks, com um triplo-duplo, registando 29 pontos, 10 ressaltos e 10 assistências, bem secundado por Derrick Jones Jr. (22 pontos, quatro ressaltos e duas assistências) e Kyrie Irving (22 pontos, dois ressaltos e três assistências).

A meros segundos de empatar a série, face à ténue vantagem que detinham no marcador (116-115), os Oklahoma City Thunder viram Shai Gilgeous-Alexander fazer falta sobre PJ Washington quando este se preparava para arriscar um triplo, levando o extremo dos Mavericks para a marca de lance livre, de onde iria converter dois dos três lançamentos para garantir a vitória.

Gilgeous-Alexander foi do ‘céu ao inferno’ na fase final, já que durante o encontro foi o principal destaque dos Thunder e cotou-se como o melhor pontuador da partida, assinando 36 pontos, além de três ressaltos e oito assistências.

Jalen Williams, com 22 pontos, nove ressaltos e oito assistências, e Chet Holmgren, com 21 pontos, três ressaltos e uma assistência, também sobressaíram na formação de Oklahoma.

Na final da Conferência Oeste, os Dallas Mavericks vão defrontar os Minnesota Timberwolves ou os Denver Nuggets, atuais campeões da NBA, que estão empatados 3-3 na série e hoje protagonizam o sétimo e decisivo encontro para definir o segundo finalista da conferência.