Teve início esta segunda-feira a disputa a eliminatória de acesso à Taça dos Clubes Campeões de África referente à zona VI, em basquetebol seniores masculinos. O campeão moçambicano, Ferroviário de Maputo, começou a sua participação na prova com uma derrota, ao perder para o campeão angolano, o Recreativo de Libolo, por 48-56.
Os oito pontos de diferença não traduzem fielmente o decurso do jogo, pois o campeão angolano permitiu que a partida decorresse num ritmo que fosse de seu interesse, tendo em conta que após o campeonato provincial de Kwanza Sul, o Recreativo de Libolo ficou algum tempo sem competir dado que o Campeonato Nacional Angola ainda não começou.
Ao Ferroviário de Maputo faltou uma outra estrutura no seu plantel para aguentar com o potencial do adversário que tem na sua equipas algumas das melhores unidades do basquetebol africano, tal é o caso de Olímpio Cipriano (9 pontos) que apesar de ter estado à meio gás, comandou a sua equipa no controlo do ritmo do jogo.
Os postes moçambicanos Octávio Magoliço (8 pontos e 3 ressaltos) Edson Monjane (8 pontos e 4 ressaltos) e Custódio Muchate (11 pontos e 3 ressaltos) tudo fizeram para procurar o seu espaço debaixo das tabelas, mas enfrentaram enormes dificuldades para travar a equipa adversária.
Em relação à marcha do marcador, referir que o Recreativo do Libolo esteve sempre em vantagem no final de cada período, tendo saído do primeiro a vencer por 11-12 e ao intervalo estendeu a vantagem para 9 pontos ou seja, 20-29.
No terceiro período os “locomotivas” tudo fizeram para contrariar o jogo do adversário chegando a reduzir a diferença para cinco pontos (35-40), mas a mais-valia do Libolo permitiu que os forasteiros saíssem a vencer por 48-56.
Resultados da 1ª jornada
Heroes da Zâmbia 46-125 Petro de Angola
Matero Magics Zâmbia 57-39 Spartans Botswana
Ferroviário de Maputo 48-56 Recreativo do Libolo Angola
Jogos para hoje
10:00 H - Petro de Angola vs Spartans Botswana
14:00 H - Matero Magics vs 1º de Agosto
18:00 H - Ferroviário de Maputo vs Heroes da Zâmbia
Comentários