O Interclube venceu ontem a noite o 1º de Agosto por 88-85, em partida de antecipação da terceira jornada do Campeonato Provincial de Luanda de basquetebol sénior masculinos e isolou-se na liderança com seis pontos.
Foi o primeiro grande jogo da temporada e foi uma oportunidade para avaliar o plantel de dois dos candidatos ao título. O encontro serviu de "aquecimento" para o Campeonato Nacional de Angola, no qual estará também o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul (detentor do título nacional).
O Interclube venceu porque foi a melhor equipa em todos os aspetos, ao marcar mais pontos, defendeu melhor e jogou de forma coletiva, ao contrário do seu adversário que esteve muito dependente das suas principais "estrelas".
A jogar em casa, no pavilhão do Rio Seco, os "militares" perderam os quatro primeiros ataques e jogados quatro minutos, já perdiam por 9-0. Na ponta final do primeiro quarto, acertaram o seu jogo e a três minutos do final do período igualaram o encontro (14-14), mas foram os "polícias" que terminaram o período na frente (17-23).
Com o norte-americano Cedric Ison em grande plano, num cinco composto por Armando Costa, Carlos Almeida, Kikas Gomes e Reggie Moore, o 1º de Agosto dominou o segundo quarto, vencendo por 18-06, fixando o resultado ao intervalo em 35-29 a seu favor.
A terceira etapa do jogo já foi mais equilibrada, sendo que as duas equipas empataram 20-20, com o 1º de Agosto em vantagem por 55-49.
No último período o Interclube, liderado por Eduardo Mingas e Roderick Nealy, foi mais organizado e conseguiu dar volta ao resultado a 22 segundos do final do encontro (75-77). Fruto da experiência, os anfitriões empataram quando faltavam 15 segundos, forçando um prolongamento.
No tempo extra os "polícias" foram melhores e começaram a vencer por 4-0. O 1º de Agosto, que não contou com Felizardo Ambrósio, lesionado, ressentiu do cansaço dos postes (Kikas e Moore) e perdeu poderio ofensivo e defensivo no jogo interior. O Interclube, com mais opções neste sector, aproveitou bem esta lacuna e venceu o jogo por 88-85.
Com arbitragem de Fernando Pacheco, Osvaldo Neto e Deidre Figueira, as equipas apesentaram-se da seguinte forma:
1º de Agosto: Filipe Abraão (00), Armando Costa (16), Francisco Machado (00), Reggie Moore (12), Kikas Gomes (13), Hélder Ortet (02), Cedric Ison (18), Carlos Almeida (09), Agostinho Coelho (00), Hermenegildo Santos (08), Edimir Lucas (07), Islando Manuel (00).
Técnico: Paulo Macedo
Interclube: Edmundo Ventura (00), Francisco Horácio (11), Vasco Estevão (04), Wlademiro Martins (00), Jorge Tati (10), Lifetu Selengue (00), Cristovão Oliveira (00), Eduardo Mingas (20), Milton Barros (15), Henry Uhegwu (10), Roderick Nealy (18), Joaquim Xavier (00).
Técnico: Alberto de Carvalho "Ginguba"
Comentários