Com um "apagão" no último quarto, o Sporting de Benguela acabou derrotado pelo Recreativo do Libolo, por 73-54, na noite desta terça-feira, no jogo da sétima jornada do Bai-Basket.
O Pavilhão Joaquim Araújo, em Benguela, foi palco de um emotivo e bem disputado jogo de basquetebol. O Sporting dominou durante os primeiros dez minutos, beneficiando da maior eficácia patenteada pelo seu jogo exterior, com destaque para os triplos convertidos pelo base Afonso Rodrigues e por João Gomes.
Mas, com a entrada em campo de Bráulio Morais e do base de 1, 91 metros Carlos Morais (melhor marcador do encontro, com 20 pontos), e ainda prestações notáveis do extremo Olímpio Cipriano e do poste Eduardo Mingas, o Libolo deu a volta por cima, revelando um grande espírito de luta.
Liderada pelo extremo-base Afonso Rodrigues, que acertou três pontos no primeiro quarto, a equipa de Benguela chegou a abrir 6 pontos de vantagem no marcador (11-5). No entanto, o base Carlos Morais comandou a reação do Libolo, que baixou a diferença para somente um ponto no final do período inaugural (16-15).
No segundo período, o equilíbrio manteve-se. No Libolo, Morais e Cipriano, protagonistas de vários "afundanços", continuaram imparáveis, enquanto no Sporting destacaram-se Manda João e Paulo André, sendo o último extremamente eficaz no jogo interior, mas os visitantes mantiveram-se na liderança até o final do período, 39-23.
Os comandados de Emanuel Trovoada, porém, reagiram e tiveram seu melhor momento na partida. O conjunto acertou sua defesa, sofreu apenas 11 pontos no terceiro período e marcou 19.
A pausa fez mal à formação da casa, que sofreu um “apagão” no retorno ao derradeiro quarto. A defesa parou de funcionar e, com muitos erros ofensivos devido à forte marcação, o Sporting viu o Libolo aproveitar os contra-ataques para marcar 23 pontos no período final.
Sexta-feira, o Sporting, um emblema jovem mesclado com outros jogadores mais experientes, recebe o Progresso Associação do Sambizanga, em partida a ser disputada no Pavilhão Joaquim Araújo.
Comentários