O responsável da equipa de basquetebol de Sal Rei, Nickson Morais esta quinta-feira à Inforpress que a equipa já se encontra a preparar para o campeonato de Cabo Verde mas com dificuldades de vária ordem.
Segundo Nickson Morais, a equipa campeã do regional de basquetebol da Boa Vista não tem ainda um equipamento a condizer, necessitam de bolas e de outros materiais, visto que estão a treinar com as bolas dos próprios atletas.
Aquele responsável explicou que as atenções dos clubes e das próprias instituições da ilha só estão viradas para o futebol o que, na sua ótica, acaba por marginalizar os praticantes das outras modalidades e com isto «perder grandes potenciais».
Nickson Morais diz-se no entanto confiante no bom trabalho da equipa mas quando questionado em relação aos resultados que espera é categórico ao afirmar que o objetivo inicial não passa por vencer a prova mas sim «fazer boa figura», até porque é a primeira vez que a equipa joga o nacional.
Morais defendeu entretanto que é preciso uma maior e mais séria aposta nas outras modalidades por parte das instituições locais como nacionais, de forma a aproveitar as potencialidades que a ilha oferece.
O treinador lamenta o fraco ou quase inexistente apoio por parte da Câmara Municipal mas diz esperar que os bons resultados que vão alcançando, sirva de incentivo para aqueles que podem e devem ajudar.
É também de opinião que é necessário uma aposta urgente na formação dos jovens da ilha no domínio do desporto, de forma a se fazer um melhor aconselhamento entre os tempos livres e a aprendizagem.
O campeonato nacional de basquetebol realiza-se de 25 a 28 de julho na Cidade da Praia.
Comentários