A seleção feminina de basquetebol de Cabo Verde entra na fase final dos trabalhos de preparação com vista a sua deslocação a Moçambique, onde de 20 a 29 deste mês participa no Campeonato Africano das Nações, Afrobasket’2013.
O coletivo cabo-verdiano continua a trabalhar no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, na Cidade da Praia, sob as ordens do selecionador António “Zola” Moreira, técnico que conta receber, ainda esta semana, mais quatro reforços, provenientes dos Estados Unidos, para reintegrarem os trabalhos de preparação para a maior montra do basquetebol africano.
As jovens atletas, estudantes universitárias, que iniciaram os trabalhos com a seleção, tiveram de deslocar-se aos Estados Unidos por causa do arranque do ano letivo, mas comprometem-se regressar a tempo de reintegrarem a comitiva cabo-verdiana.
No seio das selecionadas reina um «espírito de otimismo», com a capitão Tininha, eleita a melhor jogador no Afrobasket‘2007, a considerar que Cabo Verde parte para mais esta missão «com humildade, mas determinado para ombrear-se com qualquer das equipas adversárias» para poder discutir as melhores posições da tabela classificativa.
O técnico Zola, que continua a apelar para a criação de mais e melhores condições de trabalho, assegurou que os atletas estão a assimilar as estratégias e que Cabo Verde parte «confiante numa boa prestação».
A seleção de basquetebol de Cabo Verde está inserida no Grupo B, lado a lado com as congéneres de Angola, Nigéria, Mali, Camarões e Quénia, ao passo que o Grupo A é constituído pelas seleções de Moçambique, Zimbabué, Senegal e Egipto.
Cabo Verde, décimo classificado do “ranking” africano, tem estreia agendada para o dia 20, frente ao Mali, primeiro do “ranking” africano.
Comentários