A ‘estrela’ francesa dos San Antonio Spurs Victor Wembanyama vai falhar o resto da época na Liga norte-americana de basquetebol (NBA), devido a um coágulo de sangue no ombro direito, anunciou hoje a equipa da Conferência Oeste.

Wenbanyama sofreu uma trombose venal grave, diagnosticada após o jogo ‘All Star’, e desfalca a tentativa de os Spurs entrarem nos play-offs da NBA, depois de a equipa já ter visto o treinador, Gregg Popovich, ficar afastado devido a um AVC, em novembro de 2024.

O ‘rookie’ do ano da temporada transata era considerado favorito a ser eleito jogador defensivo do ano, assumindo, para já, uma média de 24,3 pontos, 11 ressaltos, 3,8 desrames de lançamento e 3,7 assistências – o último a ter essas médias no final de uma época foi Kareem Abdul-Jabbar, em 1975-76.

Após 52 jogos, os Spurs são 12.º colocados no Oeste, com 23 vitórias e 29 derrotas.

Também hoje, Bobby Portis foi sancionado com 25 jogos de suspensão, sem receber salário, por um teste positivo a tramadol, o que significa que só poderá voltar a jogar pelos Milwaukee Bucks no dia 08 de abril, perto do final da fase regular.

O agente do jogador alegou que este tomou a substância, um medicamento para as dores, de forma “inadvertida”, e com receita médica, mas o tramadol está na lista proibida da Liga.

Portis tem sido parte essencial dos Bucks, com uma média de 13,7 pontos e 8,3 ressaltos, numa altura em que a equipa assume um registo de 29 vitórias e 24 derrotas, em quinto lugar na Conferência Este.