O pelotão da 39.ª Volta ao Algarve sai, esta quinta-feira, para a estrada, sem grandes estrelas, mas com a expetativa de ver um duelo entre os dois melhores ciclistas portugueses, Rui Costa e Tiago Machado, pela vitória final.
Desde 2006 que a prova mais internacional do calendário luso não tem um vencedor nacional, uma tendência que pode ser invertida este ano por Costa (Movistar), 10.º ciclista da temporada passada, e por Machado (RadioShack), terceiro na edição de 2010, caso Tony Martin, o alemão que venceu a Volta ao Algarve em 2011, assim o permita.
Sem os grandes nomes do pelotão mundial, concentrados no Tour de Omã, a "Algarvia" terá de “contentar-se” com a estreia em Portugal daquele que é considerado o melhor "sprinter" da atualidade, o britânico Mark Cavendish.
O número um do "ranking" de 2013 já tem seis vitórias na bagagem – é o mais vitorioso esta temporada – e pode já hoje acrescentar mais uma ao seu vasto currículo, na tradicionalmente rápida chegada a Albufeira.
Na primeira etapa, que liga Faro a Albufeira, num total de 198,8 quilómetros, vão alinhar 165 ciclistas, nos quais se encontram 16 do "top 100" mundial, divididos por 20 equipas - oito do ProTour, cinco do segundo escalão mundial e sete profissionais – e a seleção de Angola.
Depois da partida simbólica, marcada para as 10:50, o pelotão vai passar por duas metas-volantes, uma ao quilómetro 36,1 e outra aos 49,3, e por um prémio de montanha de terceira categoria (aos 102 km), antes da chegada à Câmara Municipal de Albufeira, prevista para as 15:44.
Comentários