O ciclista canadiano François Parisien (Argos) ganhou esta sexta-feira a quinta etapa da Volta à Catalunha, numa jornada em que o líder Daniel Martin conquistou segundos aos seus perseguidores.

No "sprint" final da tirada que ligou Rialp a Lleida, Parisien bateu os franceses Samuel Dumoulin (AG2R) e Stephane Poulhies (Cofidis), cumprindo os 156,5 quilómetros em 03:32.02 horas.

O irlandês da Garmim aproveitou para ampliar a vantagem para todos os concorrentes em quatro segundos, depois de bonificar numa meta volante e beneficiar de um corte de três segundos na meta, estando agora a 14 segundos de Joaquim Rodriguez (Katusha) e a 41 de Nairo Quintana (Movistar).

O "sprinter" português Manuel Cardoso (Caja Rural) entrou com os primeiros, na 18.ª posição, a três segundos, com os restantes representantes lusos a chegaram no grupo maior, a nove segundos do vencedor.

Na geral, Tiago Machado (RadioShack) é o único português no “top 100” e está em 19.º, com 02.48 de diferença para Martin.

Nélson Oliveira, da RadioShack, é 101.º, a 35.10 minutos do camisola amarela, Ricardo Mestre (Euskaltel-Euskadi) é 104.º a 36.02 minutos e Cardoso ocupa o 141.º posto a 48.49 minutos.

Os candidatos à geral tem este sábado nova oportunidade para afastar Daniel Martin da liderança na sexta etapa, um trajeto nervoso entre Almacelles e Valls (178,7 quilómetros), com duas contagens de montanha na segunda metade: Prades (1ª) e Lilla (2ª), a 15 quilómetros do final.