O belga Philippe Gilbert (BMC) venceu hoje a 12.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, que deixou o espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) mais líder, já que aumentou a vantagem para o segundo classificado Fabio Aru (Astana).
Numa etapa novamente marcada pela chuva, o belga completou os 190 quilómetros do percurso, entre Imola e Vicenza, em 4:22.50 horas, com três segundos de vantagem sobre o espanhol Alberto Contador, segundo na etapa, para conquistar a sua segunda vitória numa etapa com o dorsal da BMC.
Contudo, o grande vencedor do dia acabou por ser Contador, já que, além de manter a camisola rosa, se distanciou na liderança da geral, aproveitando os segundos de bonificação atribuídos ao segundo a cruzar o Monte Berico e um atraso do principal oponente, o italiano Fabio Aru, que sentiu dificuldades na última parte da etapa.
Assim, o espanhol segue firme na liderança, agora com 17 segundos de vantagem sobre Aru, enquanto o compatriota Mikel Landa (Astana) segue já mais distante, a 55 segundos.
Quanto aos portugueses, André Cardoso (Orica-GreenEdge) continua a ser o mais bem colocado, seguindo no 47.º posto da geral, a 5.31 minutos do líder. Já fora dos 100 primeiros estão Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo), no 109.º posto, e Fábio Silvestre, no 134.º lugar.
A 13.ª etapa, toda ela plana, corre-se na sexta-feira, ligando as localidades de Montecchio Maggiore e Lido di Jesole, numa extensão de 147 quilómetros.
Comentários