O ciclista colombiano Nairo Quintana (Movistar) venceu este domingo a Volta à Romandia e o português Rui Costa (Lampre-Merida) manteve o sexto posto, depois da quinta etapa ter sido vencida ao ‘sprint’ pelo suíço Michael Albasini (Orica GreenEdge).
Quintana chegou no segundo grupo, em 25.º, a alguns segundos dos 17 ciclistas que discutiram a vitória, mas ainda ‘sofreu’ até garantir a primeira vitória na Volta à Romandia, pois o russo Ilnur Zakarin (Katusha), quarto classificado, a 26 segundos, tinha integrado esse grupo fugitivo, terminando em 14.º, mas sem qualquer corte de tempo para o pelotão.
Na última tirada da prova, entre Ollon e Genebra, de 177,4 quilómetros, e com duas subidas de terceira categoria na primeira metade da etapa, não houve alterações no 'top10'.
O francês Thibaut Pinot (FDJ) e o espanhol Ion Izagirre (Movistar) completaram o pódio. Zakarin, vencedor em 2015, foi quarto, à frente do holandês Tom Dumoulin (Giant) e do português Rui Costa, que manteve o sexto lugar, a 1.12 minutos de Quintana, depois de ter sido 81.º na tirada.
Na discussão pela etapa, o pelotão não conseguiu anular a fuga do dia e Albasini fez valer a melhor condição ao 'sprint' para bater ciclistas mais propensos às subidas, o costa-riquenho Andrey Amador (Movistar) e o holandês Wilko Kelderman (Lotto Jumbo), segundo e terceiro classificados, respetivamente, com o tempo de 4:13.17.
Dos restantes portugueses, Mário Costa (Lampre-Merida) terminou a etapa em 83.º e subiu dez lugares para o 77.º, enquanto Bruno Pires (Team Roth) foi 116.º, descendo de 50.º para 58.º.
Quintana, esse, mantém a boa forma em 2016, conquistando o quarto pódio na quarta prova de etapas disputada, dos quais se destacam a vitória de hoje na Romandia e o triunfo no País Basco, competições que o 'colocam' no segundo posto do ‘Ranking World Tour’, a 44 pontos do eslovaco Peter Sagan (Tinkoff).
Comentários