O espanhol Joaquim Rodriguez (Katusha) venceu hoje a 19.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, no alto do Naranco, em Oviedo, onde o norte-americano Chris Horner (RadioShack) assumiu a liderança, na véspera do decisivo final no Angliru.
Na subida final desta tirada de 181 quilómetros iniciada em San Vicente de la Barquera, "Purito" Rodriguez destacou-se para cortar a meta em 4:16.13 horas, com 11 segundos de vantagem sobre o italiano Diego Ulissi (Lampre) e sobre o seu companheiro de equipa Daniel Moreno, enquanto Chris Horner entrou em quinto, a 14 segundos, e retirou a camisola vermelha ao italiano Vincenzo Nibali (Astana), nono na etapa, a 20 segundos do vencedor.
A duas etapas do final da Vuelta, Chris Horner reassumiu a liderança com três segundos de avanço sobre Nibali, ganhando tempo também ao espanhol Alejandro Valverde (Movistar), terceiro, a 1.06 minutos. Joaquim Rodriguez recuperou parte do seu atraso, mas está a 1.57 minutos.
No sábado, o vencedor da Volta a Espanha ficará decidido na 20.ª e penúltima etapa, com 142,2 quilómetros, que vai ligar Avilés ao Alto do Angliru, nas Astúrias, uma contagem de montanha de categoria especial, com 12,2 quilómetros e quase 10% de inclinação média, atingindo os 23,6% de desnível máximo em Cueña les Cabres, a 3.000 metros do final.
Comentários