O português Rui Costa (Movistar) terminou hoje em quinto lugar na etapa “rainha” da Volta a Pequim em bicicleta, que foi ganha pelo italiano Francesco Gavazzi (Astana), enquanto o alemão Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep) continua na liderança.
Gavazzi concluiu os 162,5 quilómetros da tirada, que terminou em alto na Muralha da China, em 4:05.08 horas, impondo-se ao irlandês Daniel Martin (Garmin), ao norueguês Edvald Boasson Hagen (Sky), ao italiano Rinaldo Nocentini (AG2R) e a Costa, que terminaram com o mesmo registo do vencedor.
A etapa ficou marcada por uma fuga de sete corredores, que foram alcançados a nove quilómetros da meta, muito por causa do trabalho das equipas Garmin e Omega Pharma-QuickStep, que protegeu a camisola vermelha de Tony Martin.
O bicampeão do Mundo de contrarrelógio e vencedor da edição de 2011 da corrida chinesa detém agora uma vantagem de 40 segundos sobre Gavazzi e de 50 sobre Daniel Martin, enquanto o português Rui Costa subiu uma posição, ocupando agora o nono lugar, a um minuto do líder.
Já o luxemburguês Andy Schleck (RadioShack), vencedor do Tour2010 e que cumpre na Volta a Pequim a segunda prova depois de quatro meses de paragem devido a lesão, não foi além do 132.º na tirada, a 15.43 minutos de Gavazzi, ocupando agora o 135.ª e antepenúltima posição na geral, a 31.55 de Tony Martin.
Na sexta-feira, o pelotão da Volta a Pequim vai percorrer o percurso entre Yanqing e Chang Ping, num percurso com 165,5 quilómetros, que conta com três prémios de montanha de terceira categoria.
Comentários