O sorteio da "final-four", organizada pelo Benfica pela primeira vez, determinou que o Araz Naxçivan (Azerbeijão) e o Intervíu Madrid (Espanha), detentor do ceptro de campeão e grande favorito à conquista do quarto título europeu, joguem a partir das 18:00 de sexta-feira.
A partir das 20:30 do mesmo dia, o Benfica, que persegue o único título que lhe falta no seu palmarés, defronta o Luparense Calcio A5 (Itália), para discutir a presença na final de domingo.
Se o objectivo for concretizado, será a segunda vez que o Benfica estará no jogo decisivo, depois de a equipa portuguesa ter disputado a final com o Interviú Madrid em 2004.
Na final, disputada a duas mãos, o colectivo espanhol venceu o Benfica na primeira mão, por 4-1, enquanto na segunda, na Luz, o Benfica triunfou por 4-3, num jogo em que André Lima, o actual treinador da equipa benfiquista, marcou por três vezes.
É a segunda vez que o Pavilhão Atlântico, com capacidade para 12 000 pessoas, é escolhido pelo Comité Executivo da UEFA para receber a competição europeia, sendo a primeira vez que Portugal organiza a "final four".
Em Fevereiro de 2002, o Sporting, que garantiu o apuramento para a fase final só com vitórias, organizou a primeira edição da Taça UEFA no recinto multiusos do Parque das Nações, com oito equipas divididas em dois grupos de quatro formações.
O Sporting classificou-se em segundo lugar no Grupo A e, nas meias-finais, frente ao conjunto do Castellón, cedeu por 4-0, num encontro com recorde de assistências num jogo da Taça UEFA de futsal (6500).
Os espanhóis do Castellón acabaram por averbar o título europeu de clubes, revalidando-o no ano seguinte.
Eusébio é o embaixador da "final four" em Lisboa, em que o Benfica, que nos dois últimos anos organizou a Ronda de Elite (fase anterior), reúne esperanças de alcançar o título europeu, tendo apostado na estrutura do ano passado e no reforço do plantel apenas com Joel Queirós (encontrava-se em Espanha) e Davi (contratado ao Sporting).
No Pavilhão Atlântico, Ricardinho vai exibir-se pela última vez em competições internacionais ao serviço do Benfica. O Nagoya Oceans, campeão japonês de futsal, será o destino do jogador no final da temporada.
Comentários