O Sporting goleou os húngaros do Gyor do 6-1 e está novamente na final da UEFA Futsal Cup. No Pavilhão Príncipe Felipe, em Saragoça, Espanha, onde decorre esta fase final da prova, os comandados de Nuno Dias tiveram uma entrada 'à leão' e rapidamente chegaram aos 5-0, resultado com que se chegou ao intervalo. Depois de ter sido finalista em 2011 e 2017, o Sporting volta a tentar um título que em Portugal apenas o Benfica conquistou, em 2010.
Para chegar a esta fase final, o Sporting começou por vencer o grupo 3 da ronda principal A, à frente de Ekonomac (Sérvia), Kherson (Ucrânia) e FK Nikars (Letónia). Posteriormente, os 'leões' impuseram-se no grupo B da Ronda de Elite ao FP Halle-Gooik (Bélgica), Nacional Zagreb (Croácia) e Dina Moscovo (Rússia).
Logo no primeiro minuto o Sporting fez golo, num remate de meia distância de Alex Merlim. O 2-0 surgiu no minuto seguinte, agora pelo pivot Cardinal, numa finalização de classe. Uma entrada forte do Sporting que levou o treinador do Gyor, o espanhol Javi Rodriguez, a pedir desconto de tempo. Aos quatro minutos, Marcão, com uma grande defesa, evitou que os húngaros marcassem e pudessem entrar rapidamente no jogo.
Fazendo valer da sua experiência, mas também de uma melhor qualidade, o Sporting foi pressionando, na busca de mais golos, que o guarda-redes Alasztics ia evitando. Mas o húngaro foi incapaz de travar os remates de Cardinal aos 11, após grande jogada de Merlim, e uma finalização de Cavinato após excelente passe der Dieguinho. 4-0 em 14 minutos, após entrada demolidora dos 'leões'.
O treinador do Gyonr aproveitou para apostar no 5 para quatro, na tentativa de marcar, mas o Sporting defendeu bem esta situação ofensiva e até aproveitou para fazer mais um, por Diogo, a cinco segundos do final do jogo, num remate de longe, quando o Gyor não tinha guarda-redes na baliza.
No segundo tempo o Sporting adotou uma postura mais passiva, sem acelerar muito o jogo, gerindo o resultado mas procurando sempre marcar mais golos. Já o Gyor parecia disposto a dar outra imagem, já que deixou de cometer os erros do primeiro tempo e parecia mais determinado em discutir o resultado, apesar dos 5-0. Apostando no 5 para 4, a equipa húngara forçou o golo de todas as formas. Juanra viu o poste negar-lhe o golo aos nove mas, aos 14, Kristóf Saho, a jogar com a camisola de guarda-redes, reduziu para 1-5.
O Gyor, que viu Juanra atirar ao poste aos 15 minutos, vai sofrer o sexto golo aos 17 minutos por Dieguinho, a passe de Divanei. Até ao final não se marcaram mais golos.
Na final, a equipa 'leonina' vai enfrentar o vencedor do duelo espanhol entre o Inter FS e o FC Barcelona, que se disputa às 20:00 (19:00 em Lisboa). O Inter FS, no qual alinha o internacional português Ricardinho, é o campeão em título, depois de vencer o Sporting na final do ano passado, por 7-0, e detém o recorde de triunfos na competição.
Comentários