O selecionador nacional de futsal sabe da qualidade dos jogadores que tem à sua disposição e do que estes valem enquanto conjunto. Tendo por base esta ideia, e olhando para os adversários deste grupo 4 de apuramento (Lituânia, França e Eslováquia), a confiança foi a nota dominante no seu discurso em conferência de imprensa.
«Sabemos bem da responsabilidade que temos e por isso é que temos trabalhado com qualidade. Portugal tem claramente a obrigação de estar no Mundial. Estamos focados em ganhar estes três jogos e ficar no primeiro lugar do grupo», adiantou Jorge Braz.
Jogo Portugal – Lituânia
O primeiro teste para a equipa das quinas está marcado para esta quinta-feira frente à Lituânia. O técnico apela à concentração máxima neste encontro perante um adversário que deverá atuar nos seus 10 metros defensivos.
«A Lituânia é uma equipa paciente. Eles são muito rápidos nas transições, nos contra-ataques, e sabem aproveitar muito bem os erros do adversário. Nós estamos alertados para isso, mas estamos preocupados essencialmente com aquilo que temos que fazer, que é manter a nossa identidade», deixou bem claro o selecionador.
Coimbra, cidade anfitriã do grupo de apuramento
A seleção de Portugal deslocou-se em abril passado a Coimbra para defrontar o Brasil, em dois jogos particulares. Os encontros ficaram marcados pela forte presença do público que esgotou o pavilhão Dr. Mário Mexia. Jorge Braz tem isso bem presente na memória e quer repetir a “experiência”.
«Aqui disputaram-se dois jogos com o Brasil de elevada qualidade, nos quais o público aderiu em grande número. Espero que amanhã (quinta-feira) o pavilhão esteja novamente cheio, com um ambiente tipicamente português e que nós consigamos ter qualidade para cativar os espectadores», concluiu o treinador.
Contas do apuramento para o Mundial
Para passar esta fase de apuramento, Portugal tem de terminar num dos dois primeiros lugares deste grupo. Desta forma, a seleção garante a presença num playoff de onde sairão, posteriormente, os sete representantes europeus que estarão no Mundial da Tailândia 2012.
Comentários