A Federação Portuguesa de Futebol vai apresentar a obra 'Jorge Braz - Da Aldeia para o Mundo', da autoria de Miguel Henriques, antigo jornalista do SAPO Desporto. A apresentação terá lugar na próxima sexta-feira, dia 6 de dezembro, pelas 17h30, em cerimónia a realizar na FPF Arena Portugal, na Cidade do Futebol.
Fernando Gomes, Presidente da FPF, e Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, assinam os prefácios do livro e estarão presentes na apresentação da obra. Miguel Cardoso Pereira, da Cultura Editora, também vai participar no evento, sendo que a moderação estará a cargo de Alexandre Afonso, jornalista do Canal 11.
Este título oferece uma viagem inédita pela vida de Jorge Braz. Desde o seu nascimento em Edmonton, no Canadá, à infância em Trás-os-Montes, passando pelo seu percurso académico até ao trajeto no futsal, desde as derrotas às conquistas.
"Jorge Braz, se alguma coisa faltasse para o definir, é um treinador que perdeu mais vezes do que ganhou. As derrotas custaram-lhe campeonatos, descidas de divisão, os dissabores normais de quem anda no desporto. Mas o que ganhou quando perdeu foi sempre proveitoso nisto ou naquilo, ensinou-lhe sempre algo - tantas vezes até mais do que os sucessos ou as conquistas -, levando-o ao lugar que ocupa agora. A avidez de conhecimento que sempre lhe foi característica misturou-se sempre com o humanismo que punha, que põe, no que faz...Jorge Braz é tudo o que vivenciou até aqui chegar. Antes de o ser, já o era", diz o autor na nota introdutória.
Uma obra que conta com testemunhos imperdíveis de pessoas que marcaram e marcam a vida de Jorge Braz.
Recorde-se que, em 2019, o jornalista Miguel Henriques já havia assinado a obra "Os bons rapazes que conquistaram a Europa do Futsal", referente à conquista do Europeu 2018.
Miguel Henriques foi jornalista no SAPO Desporto entre 2009 e 2016.
Comentários