Portugal inicia no dia 22 de Janeiro a sua participação em mais um Europeu de Futsal, desta feita na Hungria.

Depois do quarto lugar alcançado na edição anterior, realizada em 2007 em Portugal, e de ter ficado na primeira fase do Mundial da modalidade em 2008, no Brasil, Orlando Duarte quer provar neste Europeu que a equipa das quinas tem qualidade para chegar longe na prova: “No Europeu há dois anos tivemos muito perto de atingir a final e não conseguimos, no Mundial sentíamos que tínhamos qualidade de jogo suficiente para lutar pelos primeiros lugares e depois as coisas correram como correram (…) ficámos com mais uma sensação amarga. Agora, nós sentimos que temos qualidade para ombrear com os melhores e vamos prová-lo neste Europeu.”

Portugal está integrado no grupo C juntamente com a Bielorússia e a Espanha, passando aos quartos-de-final da competição caso fique num dos dois primeiros lugares do grupo.

O primeiro jogo realiza-se no dia 22 de Janeiro e a equipa das quinas terá pela frente a Bielorrússia. Orlando Duarte considera este primeiro jogo decisivo: “O mais importante é entrarmos bem e apontarmos baterias para a Bielorrússia, queremos ganhar o primeiro jogo. Depois perspectivamos o resto do campeonato (…) Desde que ganhemos à Bielorrússia estamos, garantidamente, na fase seguinte”.

Um primeiro lugar neste grupo daria a Portugal a possibilidade de se manter sempre na cidade húngara de Debrecen até ao final do campeonato, algo que agrada de sobremaneira ao seleccionador: “Não gostávamos muito de andar com ‘a mobília’ atrás e ter de mudar de cidade. Se ficarmos em segundo no grupo teremos que o fazer. Se ficarmos em primeiro mantemo-nos no mesmo hotel e no mesmo sitio até ao final, o que seria bom.”

Neste grupo encontra-se a principal favorita a vencer a competição, a Espanha, bi-campeã Europeia em título.O técnico da selecção espanhola, José Venancio López, ao abordar este campeonato da Europa, apontou Itália, Rússia e a própria Espanha como os principais favoritos à vitória final, deixando Portugal fora destas contas.

Orlando Duarte compreende as declarações do seu homólogo, mas afirma que Portugal está pronto para jogar de igual para igual com qualquer equipa: “Até agora a Espanha ganhou três europeus, a Rússia um e a Itália outro. É evidente que são os favoritos. Nós não ganhámos nada até ao momento, o melhor que temos é um quarto lugar no Europeu (…) Mas não estou preocupado com isso. Sei da qualidade que nós temos. Vamos ombrear seja com quem for (…) Eu sei que ele (José Venancio López) nos respeita e sabe das dificuldades que têm quando jogam contra nós”.

A selecção nacional tenta neste Europeu alcançar um grande título internacional, algo que tem escapado nos últimos anos a um grupo de jogadores de reconhecida qualidade.

Calendário Europeu Futsal 2010:
Grupo C:
Dia 22 Janeiro: Portugal – Bielorrússia (19h)
Dia 24 Janeiro: Portugal – Espanha (17h30)