Portugal venceu o Azerbaijão por 4-1 e deu um importante passo na procura de seguir para os quartos-de-final do Europeu 2012.
Primeira parte
Em dia de estreia, a formação nacional não pareceu acusar, nos primeiros minutos, a responsabilidade de surgir nesta competição como um dos principais candidatos ao título Europeu.
Com uma entrada de rompante, Portugal chegou aos 2-0. Cardinal (4') aproveitou da melhor forma uma defesa incompleta de Tveryankin para fazer o golo e, no minuto seguinte, Felipe, na própria baliza, fez o segundo para o conjunto português.
Mas toda esta facilidade durou pouco tempo, pois, numa transição rápida, Farajzade (7') reduziu para 2-1 e colocou Portugal em alerta.
A seleção nacional não esmoreceu e foi em busca de aumentar a vantagem, Cardinal e Marinho tiveram nos pés, por mais do que uma vez, a oportunidade de marcar, mas os jogadores tremeram na hora de encostar a bola para o fundo das redes. O resultado não sofreu alterações até final do primeiro tempo, muito por culpa de Portugal.
Segunda parte:
Após o intervalo, assistiu-se a uma mudança radical no jogo. Foi o Azerbaijão que, com uma boa entrada, esteve muito perto de igualar o encontro. Assistiu-se ao período menos bom do cinco português nos instantes iniciais e só o guarda-redes João Benedito e o desacerto dos azeris evitaram que o empate se registasse no encontro.
A resposta portuguesa demorou um pouco, mas chegou. Marinho (27'), num excelente remate cruzado, fez o terceiro de Portugal e descansou um pouco mais o banco português.
Mas o momento alto estava por se concretizar e o protagonista só poderia ser um: Ricardinho. Quando o Azerbaijão se preparava para tentar o "tudo por tudo" através da utilização do guarda-redes avançado, eis que Ricardinho num brilhante chapéu bateu Tveryankin e fez o 4-1.
O resultado não sofreu mais alterações até final e Portugal não podia ter tido melhor estreia neste Europeu de futsal que está a ser disputado na Croácia.
A seleção das quinas lidera o grupo D com três pontos, e só volta a jogar no próximo domingo diante da Sérvia.
Comentários