Em entrevista à Agência Lusa, o treinador referiu que os favoritos "são os do costume", a Espanha, a Rússia, que está fortíssima, e a Itália, que não parece estar tão forte, mas ainda agora naturalizou mais um jogador".
"Essencialmente, são essas três selecções, até porque foram as que ganharam os europeus até agora. São os eternos favoritos. Já encostámos a eles em termos de qualidade de jogo, agora esperamos ultrapassá-los neste europeu", afirmou.
No Europeu da Hungria, Orlando Duarte garante que Portugal ambiciona melhorar a prestação do Europeu de 2007, em solo luso, em que atingiu as meias-finais.
"Sabendo que temos mais qualidade que a maioria das selecções e que ombreamos com as melhores, a nossa perspectiva é chegar aos primeiros lugares. Gostaríamos muito e queríamos muito no dia 30 de Janeiro disputar a final", referiu.
Contudo, depois do europeu, a selecção lusa acabou por ser eliminada logo na primeira fase no mundial do ano passado, mas Orlando Duarte garante que "não há traumas" e que a prova no Brasil "já é passado".
"Como é óbvio, sentimo-nos injustiçados pelo trabalho que tínhamos feito, pela qualidade que tínhamos. Até pela qualidade que demonstrámos nos nossos jogos merecíamos e tínhamos competência para ir mais longe. Houve um trabalho de quatro anos que foi por água abaixo", lamentou.
Orlando Duarte considerou que agora Portugal tem de "apontar as baterias para o primeiro jogo, com a Bielorrússia" e depois "disputar o primeiro lugar com a Espanha, no segundo jogo".
"(Os bielorrussos) Sobretudo, privilegiam o defender baixo e o contra-atacar. As transições para o ataque são a especialidade deles. Temos de ter cuidado com isso, temos de ser bem organizados, ter segurança naquilo que fazemos", afirmou.
Na Hungria, Portugal vai encontrar pela 16.ª vez a selecção espanhola e pela quinta em provas oficiais - dois empates e duas derrotas -, procurando "vingar" a derrota no desempate por grandes penalidades no Euro2007.
"No jogo em Gondomar fomos 37 minutos melhores que a Espanha, num período em que fomos racionais, extremamente organizados, mas deixámos que a emoção se sobrepusesse à razão naqueles três minutos, talvez porque os nossos jogadores não estão habituados a estar tão perto duma final", considerou.
Portugal estreia-se no Euro2010 frente à Bielorrússia, a 22 de Janeiro, em Debrecen, cidade onde dois dias depois defronta a Espanha.
Comentários