Angola deu um importante passo na luta pela conquista da Taça Zé Du, ao vencer a Alemanha, por 4-2, em jogo da segunda jornada da 11ª edição do torneio internacional José Eduardo dos Santos, disputado ontem, no pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnen, na cidade do Huambo.
Apresentados desde o início com uma postura muito mais determinada, os anfitriões abriram o marcador por intermédio de João Pinto, logo aos cinco minutos, deixando atónito a equipa europeia, que mesmo em desvantagem não cruzou os braços.
Na sequência da referida pressão, os africanos ampliam o resultado numa jogada em que André Centeno não deu hipóteses ao guarda-redes germânico. Apesar disso, Lukas Kost, aproveitando uma certa desatenção dos angolanos, reduz para a sua equipa.
Nesta toada, a partida chega ao intervalo com a vantagem (2-1) mínima para os africanos.
No reatamento, o jogador Humberto Big aumenta a vantagem para a formação caseira, dando mostras que pretendiam corrigir as falhas cometidas na primeira parte.
Mesmo assim, foram os visitantes a reduzir a vantagem de golos, quando Jonas Pink, beneficia de uma certa apatia evidenciada pelos angolanos.
Com a grande necessidade de mudar o rumo dos acontecimentos e possivelmente também pela pressão exercida pelo público na bancada, a seleção de Angola reage e começa a controlar melhor o esférico.
Em resultado dos referidos exercícios e já na fase derradeira do desafio, André Centeno faz o bis, que fecha a contagem do marcador para Angola, que desta forma dá um passo importante na corrida ao troféu em disputa.
Ainda para a ronda de ontem, a equipa de Moçambique derrotou a Colômbia, por 4-1, enquanto que o Brasil perdeu para o Chile, por 5-1. Com estes resultados, Angola e o Chile partilham a liderança do torneio, seguindo-se Moçambique, Colômbia e Alemanha.
No terceiro dia de competições, sexta-feira, os anfitriões medem forças com o Brasil, Moçambique enfrenta o Chile e Alemanha a Colômbia.
A decorrer de 15 a 19 do corrente, a prova no sistema de todos contra todos a uma volta, visa saudar o 70º aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a assinalar-se a 28 de Agosto. Também serve de preparação do campeonato do mundo, que Angola vai albergar em 2013.
Comentários