O Benfica pode conquistar o título nacional de hóquei em patins no sábado, no Pavilhão da Luz (18:30), num jogo em que terá pela frente o FC Porto, dez vezes campeão nacional, e que pretende manter a sua hegemonia.
A duas jornadas do fim, o Benfica lidera o campeonato com 70 pontos, e uma vitória no sábado frente ao grande rival permitirá ao clube disputar a última jornada, a 16 de junho, na visita aos Tigres, como campeã.
O FC Porto (69 pontos), que dominou a última década, com dez títulos consecutivos desde 2001/02, pode evitar a festa “encarnada” com um empate, mas só a vitória o colocará novamente na frente da Liga e a depender de si para chegar ao 11.º título.
O treinador do Benfica, Luís Sénica, em declarações à Benfica TV, tentou evitar a pressão do jogo, referindo que “é mais um em que a equipa vai trabalhar” e que o objetivo é chegar «à pista e vencê-lo».
Em 28 jogos no campeonato, os “encarnados” somam apenas um empate e uma derrota: logo na primeira jornada com o 1-1 em casa do HC Braga, e o único desaire na visita ao Dragão (14.ª jornada), com o FC Porto a vencer por 6-5.
Já o FC Porto, a um ponto de distância, contabiliza duas derrotas e também fora. A primeira à 15.ª jornada, com o Candelária (2-1) e a segunda à 23.ª, com o AA Espinho (8-4), desaire que desalojou os “dragões” da liderança.
Do lado dos “azuis e brancos”, o técnico e antigo jogador Tó Neves, quer vencer e celebrar na semana seguinte o 11.º título e mesmo, como disse o sítio oficial do clube, que haja «gente cansada de ver o FC Porto ganhar».
«Para sermos campeões nacionais temos de ganhar. É um jogo que pode ser encarado quase como uma meia-final e só ganhando podemos ir à final. Nesse aspeto, temos de ser realistas e admitir que dos três resultados possíveis só um nos serve», referiu.
No campeonato nacional, Benfica e FC Porto contabilizam o mesmo número de títulos, 20 cada, num percurso inteiramente dominado pelos “dragões” na última década, enquanto as ”águias” precisam de recuar 14 anos (até à época de 1997/98) para lembrar a última conquista.
Na 30.ª e última jornada, a 16 de junho, e na qual fica por saber se estará tudo decidido ou ainda irão fazer-se contas, o Benfica visitará Os Tigres e o FC Porto irá receber o Candelária.
Comentários