O jogo grande da jornada 19 do campeonato nacional de hóquei em patins, realizou-se no domingo, no Pavilhão Fidelidade, na Luz, com a líder Oliveirense a visitar o terreno do Benfica. Os encarnados conseguiram levar a melhor com uma vitória, por 2-1, numa semana em que o FC Porto também triunfou e o Sporting acabou por perder pontos.

Como já era esperado foi um jogo equilibrado, com ambas as equipas a criarem perigo, mas foram mesmo as águias a conseguir abrir o marcador aos 12 minutos, com uma grande jogada individual de Zé Miranda que assistiu Gonçalo Pinto para o primeiro golo da partida.

Nicolía viria a dilatar a vantagem a seis minutos do intervalo, de grande penalidade. A Oliveirense ainda viria a reduzir a um minuto e meio do final do encontro por Bruno di Benedetto, mas a vitória já não iria fugir ao Benfica.

FC Porto ainda sofreu mas goleou Murches

O FC Porto recebeu o Murches no Dragão Arena, num encontro que não começou de feição para os azuis e brancos, uma vez que aos 20 minutos, a equipa visitante chegava à vantagem por Gonçalo Nunes.

Em cima do intervalo, os dragões tiveram uma oportunidade de ouro para igualar a partida após o azul de Tomás Moreira, mas Hélder Nunes viu o livre a ser negado por Rodrigo Vieira. Contudo, ainda em power play, Gonçalo Alves viria a restabelecer a igualdade antes do fim da primeira parte.

No início da segunda parte o FC Porto tomou as rédeas do jogo e passou para a frente do marcador após assistência de Gonçalo Alves para o golo de Mena. Carlo di Benedetto viria ainda a bisar no encontro, com Telmo Pinto e Rafa a ampliarem o marcador dos dragões para seis golos.

Do lado do Murches, Tomás Moreira ainda reduziu para o 6-2 final da partida.

Sporting escorrega em Valongo

A visita ao terreno do Valongo não correu de feição ao Sporting, uma vez que, saiu com um empate a três e deixou assim escapar a oportunidade de se aproximar da liderança, depois de a Oliveirense ter perdido frente ao Benfica.

O início do jogo fazia prever que este não seria um encontro fácil para os leões, com o Valongo a inaugurar o marcador por João Almeida após uma jogada de entendimento com Miguel Moura, aos 19 minutos. Seria ainda João Almeida que viria a bisar pouco depois, após uma grande stickada diretamente para o fundo das redes de Zé Diogo, titular devido à suspensão de dois jogos de Ângelo Girão (e João Souto) após o clássico frente ao FC Porto.

O Sporting ainda viria a reduzir antes do intervalo por Guga Bento. A segunda parte aumentou o ritmo e a intensidade de jogo, seriam os leões a voltar a marcar, aos 19 minutos, por Rafa Bessa que restabelecia a igualdade no marcador e, após três minutos voltaria a marcar para a reviravolta no marcador.

O resultado ficaria fechado a 15 minutos do final da partida, após o golo de Gabriel Azevedo que fez o 3-3 final.

Desta forma, apesar da derrota a Oliveira segue líder do campeonato com 49 pontos, à frente do FC Porto, segundo classificado com 46 pontos, já o Sporting soma 45 pontos. O Benfica segue em quarto lugar com 41 pontos.

Veja os resultados do fim de semana:

HC Braga 2 - 4 HC Turquel
Famalicense AC 7 - 1 CH Carvalhos
SL Benfica 2 - 1 UD Oliveirense
FC Porto 6 - 2 GRF Murches
OC Barcelos 6 - 3 Riba d’Ave HC
AD Valongo 3 - 3 Sporting CP
SC Tomar 4 - 4 J. Pacense