O colosso FC Barcelona é o primeiro adversário do FC Porto na final a seis da Liga Europeia de hóquei em patins e o grande candidato a vencer a competição, que começa quinta-feira em Itália.
Campeão europeu por 18 vezes e perto de festejar o 13.º título espanhol consecutivo, o “Barça” conta no seu plantel com alguns dos mais geniais intérpretes da modalidade, como sejam os campeões do Mundo Lluis Teixidó, Sergi Panadero, Alberto Borregan, Carlos Lopez ou Josep Ordeig e ainda o argentino e ex-portista Reinaldo Garcia.
O FC Porto, campeão em Portugal nas últimas nove temporadas e que não vence esta competição internacional desde 1989/90 (antes disso tinha conquistado o troféu em 1985/86), reconhece a categoria do FC Barcelona, mas também adverte os espanhóis para a capacidade portista.
"É, de facto, um grupo muito complicado e sabemos bem da importância do primeiro jogo (quinta feira, com o FC Barcelona), já que apenas o primeiro do grupo se apura para a final", disse à Agência Lusa o treinador do FC Porto, Franklim Pais.
O técnico portista revelou que Filipe Santos e o espanhol Pedro Gil devem recuperar a tempo para o primeiro encontro e assumiu que a sua equipa está "num grande momento e apta para ganhar o jogo ao FC Barcelona e motivar-se para a conquista do título".
"O FC Barcelona é o favorito, mas não há vencedores antecipados. O FC Porto tem de se apresentar muito concentrado, não cometer erros e aproveitar as falhas do adversário. Com o máximo empenho, é possível vencer", garantiu.
Além do FC Barcelona, os "azuis-e-brancos" jogam ainda com o Valdagno o acesso à final, equipa que joga em casa e a quem o FC Porto ainda não venceu esta temporada (derrotas por 5-3, na fase inicial da competição).
O outro grupo é constituído pelos espanhóis do Pati Vic, Noia e Reus, este último o actual detentor do troféu.
O FC Porto voa na manhã de hoje para Itália, com escala em Frankfurt e aterragem em Verona. O trajecto até Valdagno será posteriormente feito em autocarro.
Franklim Pais decidiu convocar todos os elementos do plantel portista.
Comentários