A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, foi indicada, esta quinta-feira, pelo Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional (COI) à eleição como membro individual e permanente da organização desportiva mundial.
“É a primeira vez que Cabo Verde entra na lista de indicações para membros individuais e permanentes do Comité Olímpico Internacional, desde a fundação do Comité Olímpico Cabo-verdiano, em Junho de 1989”, cita uma nota do COC, justificando que “os membros do COI são representantes da organização nos seus países, onde promovem o olimpismo e seus valores”.
Durante o acto da divulgação dos nomes indicados, o presidente do COI, Thomas Bach, realçou que “esses 10 novos membros propostos para a sessão do COI têm diferentes origens, mas todos têm uma grande paixão e conhecimento do Movimento Olímpico e desportivo, o que ajudará em sua missão e será benéfico para todo o Movimento Olímpico”.
Quatro mulheres e três homens compõem o grupo de sete candidatos a membros individuais, enquanto os candidatos ligados a uma função dentro de um Comité Olímpico Nacional (CON) ou uma Associação Continental de CON são três homens, escolhidos em estreita consulta com a Associação de Comités Olímpicos Nacionais (ANOC).
Esta indicação surge uma semana depois de a presidente do COC ser nomeada para mais uma comissão de consultoria, nomeadamente de Coordenação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles’ 2028.
A votação será feita na sessão anual do COI a 26 de Junho e da lista do Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional afiguram entidades em representação de Cabo Verde, Camarões, Grécia, Costa Rica, Lesoto, Costa do Marfim, Indonésia, (membro individual e permanente), ao passo que os presidentes dos comités olímpicos da Índia, Argélia e Correia concorrem aos cargos de presidente da Associação Continental.
Comentários