Os corpos de três alpinistas franceses que desapareceram nos Himalaias foram recuperados esta segunda-feira perto de onde haviam desaparecido no mês passado, disse a polícia do Nepal.
O grupo estava a escalar o Mingbo Eiger, um pico de 6.000 metros perto do Monte Everest, e foi ouvido pela última vez via telefone por satélite no seu acampamento a 26 de outubro.
O mau tempo atrapalhou os esforços para encontrar os homens e a equipa de resgate disse na semana passada que estes poderiam já estar enterrados sob uma camada de neve do tamanho de um prédio de cinco andares.
Rishi Raj Dhakal, inspetor da delegacia de polícia do distrito de Solukhumbu, disse à AFP que os corpos foram transportados de helicóptero para a pequena cidade de Lukla, que fica perto da rota para o Everest.
“Os corpos agora serão enviados a Katmandu para autópsia”, acrescentou.
Ang Norbu Sherpa, um guia de montanha que liderou os esforços de resgate do trio, disse que os corpos foram encontrados perto da face norte de Mingmo Eiger.
Sherpa não foi capaz de fornecer uma confirmação separada de que os corpos pertenciam aos alpinistas desaparecidos.
Os três jovens montanhistas - Thomas Arfi, Louis Pachoud e Gabriel Miloche - fizeram parte de uma expedição de oito homens. Estes dividiram-se em dois grupos para enfrentar diferentes cúpulas.
Os homens pareciam ter desistido da tentativa de chegar ao topo e voltado quando uma avalanche os atingiu.
As operações de busca foram suspensas na semana passada, depois de a Federação Francesa de Clubes de Alpine e Mountain (FFCAM) ter reconhecido que as chances de encontrar os homens eram "praticamente zero".
Comentários