Decorreu no último fim de semana o Campeonato Nacional de Ski Náutico nas modalidades de Slalom e Figuras. A reunião magna voltou a colocar Tomar e a barragem do Carril no centro de todas as atenções, com os atletas lusos motivados por competir no mesmo palco onde recentemente brilharam as grandes estrelas internacionais do ski náutico, durante o Portugal Pro Waterski.

Ainda inspirados pela recente visita das grandes estrelas internacionais do ski náutico, os melhores atletas portugueses disputaram no último fim de semana (5 e 6 de julho) o Campeonato Nacional desta modalidade espetáculo. A barragem do Carril, em Tomar, foi o palco escolhido. Francisco Simões surpreendeu com a conquista do título Open de Slalom.

Com condições de água perfeitas, a competição arrancou com as várias rondas de qualificação. Durante a tarde foi atingido o ponto alto desta jornada desportiva, com as grandes finais que decidiram os títulos nacionais. O campeonato decorreu sob a égide da Federação Portuguesa de Motonáutica, contando com o apoio da Câmara Municipal de Tomar.

Em masculinos, a grande final de Slalom Open revelou-se imprópria para cardíacos: João Simplício (Ski Clube da Quinta Grande) e Camilo Alves (Ski Clube do Alentejo) começaram na frente, mas a última palavra acabou por pertencer ao jovem talento Francisco Simões (Ski Clube da Quinta Grande). A vitória por uma margem mínima, cerca de meia boia, foi uma justa recompensa para o atleta de apenas 14 anos: “É uma sensação incrível levar o título nacional de open, ainda mais porque o meu escalão é de sub-17 e competi com adversários mais velhos. Daqui a duas semanas vou participar no Campeonato da Europa de sub-17 e este resultado é uma boa motivação para continuar a treinar”.

Destaque ainda para Afonso Morna que foi o único atleta a conquistar dois títulos, Figuras e Slalom +45 (The Water Ski Academy). Em femininos as atenções estiveram centradas em Mariana Albuquerque (Ski Clube da Quinta Grande), que se sagrou campeã nacional de Slalom: “Estou muito feliz com o título e com vontade de fazer mais e melhor ski. A barragem do Carril foi uma ótima surpresa, não só pelo potencial que tem, como pela envolvência natural.”

Vasco Trindade, organizador do evento (Secção de Ski & Wake FPM) faz o resumo da competição: “O balanço é claramente positivo. Vivemos um dia com boas prestações e atletas motivados. A barragem do Carril é um cenário ideal e mesmo num dia ventoso tudo correu bem.”