O britânico Tom Sykes (Kawasaki) conquistou hoje a sua terceira "pole position" da época em superbike, com o melhor tempo da "superpole" do Grande Prémio de Portugal, oitava ronda do Mundial, a realizar no domingo, no Algarve.
Sykes, campeâo em título e atual líder do Mundial de pilotos, alcançou a terceira "pole" da temporada e a 22.ª da sua carreira, ao cumprir a sua melhor volta ao circuito algarvio, na distância de 4.592 metros, na segunda "superpole" em 1.42,484 minutos.
O britânico, que persegue em Portimão as vitórias que lhe escaparam em 2013, fez menos 281 milésimos de segundo do que o seu compatriota Jonathan Rea (Honda), que fez a melhor volta em 1.42,765.
O terceiro lugar da grelha de partida foi conquistado pelo também britânico Chaz Davies (Ducati), com o tempo de 1.42,924, a 440 milésimos de Tom Sykes.
Este ano, a grelha de partida do Mundial de superbikes é definida através da realização de duas "superpoles": a primeira integra os dez pilotos mais lentos, apurando-se os dois melhores tempos para a segunda "superpople", que define a partida para a corrida.
Na primeira "superpole", o espanhol David Salom (Kawasaki) alcançou o melhor tempo (1.43,983 minutos), tendo Sylvain Barrier (BMW) assegurado o segundo posto, com 1.44,005.
O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) é palco, pelo sétimo ano consecutivo, de uma das rondas do campeonato do Mundo de superbikes, prova que engloba ainda as categorias de Supersport, Stocksport 1000 e Stocksport 600.
Com sete provas disputadas, o inglês Tom Sykes (Kawasaky) lidera a tabela classificativa com 251 pontos, mais 39 do que o francês Saylvain Guintoli (Aprilia), que ocupa o segundo posto, seguido do também francês Loris Baz (Kawasaki), terceiro classificado, com 210 pontos.
Quanto às supersport, Michael VD Mark (Honda) lidera o mundial de pilotos, com 135 pontos, somando três vitórias, à frente de Jules Cluzel (MV Augusta) com 107 pontos, sendo o terceiro posto ocupado pelo italiano Florian Marino (Kawasaki), com 85 pontos.
Nas superstock 1000, o argentino Leandro Mercado (Ducati) lidera com 72 pontos, seguido de Lorenzo Savadori (Kawasaki) e de Ondrej Jezek (Ducati), ambos com 58 pontos, enquanto nas 600, Marco Faccani (Kawasaki) é o primeiro classificado, com 81 pontos, seguido de Niki Tuli (Yamaha), com 58, e Wayne Tessels (Suzuki), terceiro, com 52.
Face às curtas diferenças pontuais em todas as categorias, a jornada algarvia promete ser emotiva e originar mudanças no topo das classificações.
As duas corridas de superbike estão marcadas para domingo às 12h00 e 15h00, antecedidas do "warm-up" às 09h00.
Comentários