A nadadora portuguesa Francisca Martins disse hoje estar contente com o sétimo lugar na final dos 200 metros livres dos Europeus, mostrando-se muito confiante para os 400 livres, no domingo, na despedida de Belgrado.

Na sua segunda final nos Europeus, depois do quarto lugar nos 800 metros livres, Francisca Martins foi sétima nos 200 livres, com um tempo de 1.59,11 minutos.

“Acho que não consegui nadar tão bem como ontem [quarta-feira]. Houve alguns pormenores que falharam e não consegui fazer o meu melhor tempo, mas estar na final foi muito bom e estou muito contente”, afirmou, à agência Lusa.

Nas meias-finais, a nadadora do Foca-Felgueiras tinha ficado perto do seu recorde nacional, com 1.58,62 minutos, a apenas sete centésimos da sua melhor marca (1.58,55).

“O balanço é superpositivo. Estar numa final nos 200 é muito bom. A cereja no topo do bolo era fazer o meu melhor tempo, mas foi positivo”, assumiu.

Numa meia-final bastante rápida, em que quatro atletas nadaram abaixo de 1.58 minutos, Francisca Martins assegurou que não tentou seguir as adversárias.

“Eu tentei fazer a minha prova e gerir da maneira como costumo nadar e no final tentar ver onde estava e fazer a melhor classificação possível, mas não deu para melhor”, afiançou.

No domingo, último dia dos Europeus, Francisca Martins vai disputar as eliminatórias dos 400 metros livres na sessão da manhã, procurando o acesso à final da tarde.

“A minha prova principal é domingo, estou muito confiante com essa prova. Os 800 e os 200 foram muito bons indicadores para os 400. É concentrar-me mais e realizar a prova da melhor maneira”, disse.

Na sexta-feira e no sábado, Francisca Martins vai pela primeira vez ter dias sem competição em Belgrado, considerando que “o descanso também é essencial”.

“Recuperar dos 800 para os 200 foi difícil e fazer a transição de distâncias também é complicado, mas, agora, com dois dias de descanso, acho que vou estar muito bem para os 400”, assegurou.