Este artigo tem mais de 10 anos
Num Europeu cada seleção pode apresentar seis atletas, o dobro do que acontece num Mundial.
Os melhores especialistas internacionais de orientação pedestre vão participar no Campeonato da Europa, que, de 10 a 16 de abril, reúne 27 seleções em Palmela e Sesimbra.
O francês Thierry Gueorgiou, os suíços Daniel Hubmann e Matthias Kyburz, o norueguês Olav Lundanes e o letão Edgars Bertuks são os principais candidatos à conquista da mais importante prova de orientação até hoje organizada em Portugal.
No setor feminino, destaque para as suecas Annika Billstam, Helena Jansson e Tove Alexandersson, a finlandesa Minna Kauppi e a dinamarquesa Ida Bobach.
Quanto aos portugueses, destaque para Tiago Romão, Manuel Horta, Mega Figueiredo, Mariana Moreira e Vera Alvarez, com a complicada missão de se apurarem para a final, reservada aos melhores 51.
Num Europeu cada seleção pode apresentar seis atletas, o dobro do que acontece num Mundial.
Em causa estão quatro títulos continentais, nomeadamente as distâncias longa e média, o sprint e estafetas (a única que não pontua para a Taça do Mundo), sendo que o tipo de terrenos favorece os atletas mais fortes na corrida.
Paralelamente disputam-se os Europeus de orientação de precisão, vocacionado para pessoas com dificuldade de mobilidade, nos quais competem 19 nações.
Comentários