Consumada a eliminação da anfitriã Espanha nos quartos de final da Taça Davis 2024, frente aos Países Baixos, e o consequente ponto final na carreira da Rafael Nadal, o lendário tenista maiorquino falou ao público que encheu o Pavilhão dos Desportos de Málaga para assistir aquele que acabou mesmo por ser o último dia de Rafa como tenista profissional.

"Tenho tantas pessoas a quem agradecer. É difícil começar. Obrigado ao público. Sinceramente, são 20 anos de uma carreira em que sempre me acompanharam. Nos bons momentos, ajudaram-me a ganhar o próximo ponto. Nos maus momentos, a continuar a lutar. Espanha, o mundo inteiro em geral, senti-me muito feliz por receber tanto amor, especialmente aqui em Espanha", começou por dizer, visivelmente emocionado.

"Quero também felicitar a Holanda pela sua vitória e agradecer a toda a equipa espanhola, pois permitiram-me viver esta sensação única de jogar a Taça Davis. Infelizmente, não correu como queríamos. Dei tudo o que tinha e agradeço-vos do fundo do coração a oportunidade de passar estes últimos dias como jogador de uma equipa profissional", prosseguiu.

"A realidade é que nunca se quer chegar a este momento, não estou cansado de jogar ténis, apenas o corpo chegou a um ponto em que já não quer jogar ténis. Sinto-me privilegiado, fiz de um passatempo a minha carreira e durante mais tempo do que alguma vez imaginei", sublinhou.

"Família, equipa, amigos - não é dia para personalizar porque me vou esquecer de referir muitas pessoas - e vocês, todos foram uma parte inesquecível do meu dia a dia ao longo de todos estes anos. Acredito na continuidade e em manter as pessoas que nos amam. Foi o que tentei fazer, fazer poucas mudanças, e isso levou-me a ter relações pessoais que vai muito além da minha carreira profissional. Muito obrigado, sem vocês não teria sido possível. Digo-o do fundo do meu coração", terminou.