O sorteio da 23.ª edição do Estoril Open em ténis definiu hoje dois duelos «fratricidas» entre portugueses na primeira ronda do quadro masculino, com Pedro Sousa a defrontar Rui Machado e João Sousa a encontrar Gastão Elias.
Numa edição histórica - esta será a primeira vez, em 23 edições, que dois portugueses entram diretamente no quadro principal, com Frederico Gil a juntar-se a Rui Machado – há, desde já, a garantia de que dois tenistas nacionais estarão na segunda ronda, depois de o sorteio ter ditado dois encontros cem por cento lusos, algo inédito.
Caso vença Rui Machado, 92.º do “ranking” mundial, o “wild card” Pedro Sousa (245.º) poderá agendar o reencontro com o argentino Juan Martin del Potro, que o eliminou na primeira ronda na ano passado na rota para o título na terra batida do Complexo de Ténis do Estádio Nacional, em Oeiras.
No outro lado do quadro, estarão os outros “convidados” de João Lagos: João Sousa e Gastão Elias enfrentam-se na primeira ronda para garantir uma vaga na segunda fase frente à sensação uzbeque Denis Istomin ou ao francês Paul-Henri Mathieu, que está a recuperar de uma lesão.
Frederico Gil, finalista vencido em 2010, terá pela frente o veterano alemão Bjorn Phau (89.º), o primeiro dos obstáculos num percurso que poderá reservar um encontro com o espanhol Albert Ramos.
O quarto cabeça de série, tal como Juan Martin del Potro, o francês Richard Gasquet e o suíço Stanislas Wawrinka, beneficiou das muitas desistências nos últimos dias para “descansar” na primeira ronda num quadro que tem apenas 28 jogadores.
Os quatro primeiros cabeças de série passam diretamente à segunda fase, ao contrário do campeão do Estoril Open de 2009 e 2010, o espanhol Albert Montanes, que terá pela frente, na primeira ronda, o australiano Matthew Ebden.
No quadro feminino, o sorteio não poupou as tenistas nacionais, com Bárbara Luz a encontrar a russa Nadia Petrova, sétima cabeça de série e antiga número três mundial, e Maria João Koehler a ter pela frente a japonesa Ayumi Morita.
À russa Nina Bratchikova, que pretende naturalizar-se portuguesa, calhou a “fava” do setor feminino, já que o sorteio ditou a primeira cabeça de série, a italiana Robert Vinci, como sua adversária na ronda inaugural, enquanto a russa Maria Kirilenko enfrentará a britânica Elena Baltacha e a espanhola Anabel Medina Garrigues, campeã em título, espera uma rival vinda do “qualifying”.
Se as condições atmosféricas o permitirem, hoje e domingo ficarão completos os torneios de qualificação, com os apurados a fecharem os quadros masculino e feminino, iniciando-se o torneio “a sério” na segunda-feira.
Comentários