A canadiana Eugenie Bouchard, sétima cabeça de série, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Open dos Estados Unidos, evitando imitar as eliminações de cinco tenistas do top-10.

No último torneio do Grand Slam da temporada, a finalista de Wimbledon teve de se aplicar para eliminar a checa Barbora Zahlavova Strycova, 30.ª pré-designada, por 6-2, 6-7 (2-7), 6-4, num encontro em que fez 39 erros não forçados.

“Cometi muito mais erros não forçados do que esperava. Isso não me ajudou no segundo ‘set’. Oferecer tantos pontos é muito frustrante. Portanto, fiquei muito desapontada com isso. No terceiro [parcial] percebi que podia manter-me com ela, que não tinha de estar sempre a jogar bolas loucas. Penso que fui um pouco impaciente no segundo ‘set’”, referiu Bouchard.

A jovem canadiana, de 20 anos, está a ter um excelente ano nas provas do Grand Slam, uma vez que, além da final em Wimbledon, tinha chegado às meias-finais no Open da Austrália e em Roland Garros.

Assim, Bouchard, que na próxima ronda vai defrontar a russa Ekaterina Makarova, 20.ª favorita, não engordou o lote de tenistas do “top-10” a caírem nas primeiras rondas no último torneio do Grand Slam.

A última a ser surpreendida foi Petra Kvitova, terceira cabeça de série, que caiu perante Aleksandra Krunic, uma sérvia de 21 anos proveniente do "qualifying".

A campeã de Wimbledon juntou-se à romena Simona Halep, número dois da hierarquia, à alemã Angelique Kerber, à polaca Agnieszka Radwanska e à sérvia Ana Ivanovic, numa prova em que também a americana Venus Williams, duas vezes vencedora do US Open, já foi eliminada.