O suíço Roger Federer, número três mundial, bateu hoje o japonês Kei Nishikori, que com a derrota por 5-7, 6-4 e 4-6 ficou afastado das meias-finais do Masters de ténis, em Londres.

Já apurado para as ‘meias’ da competição, designada oficialmente por ATP World Tour Finals, o veterano de 34 anos precisava de derrotar o oitavo tenista mundial para garantir o primeiro lugar do grupo Stan Smith, missão que cumpriu em duas horas e 10 minutos.

Nishikori, de 25 anos, conseguiu, no entanto, conquistar o seu primeiro ‘set’ do Masters, dando uma boa réplica a Federer nos últimos dois parciais.

O terceiro tenista mundial, que detém o recorde de vitórias (6) na competição que encerra a temporada e vai estar pela 13.ª vez nas meias-finais, somou o terceiro triunfo consecutivo no Masters e aguarda agora para saber se irá encontrar Andy Murray ou Stanislas Wawrinka no sábado.

O britânico, vice-líder do ranking, e Wawrinka defronta-se na sexta-feira para determinar qual dos dois seguirá em frente no grupo Ilie Nastase, já conquistado pelo espanhol Rafael Nadal.

O segundo semifinalista do grupo Stan Smith será conhecido ainda hoje, quando estiver concluído o encontro entre o número um mundial, o sérvio Novak Djokovic, e o checo Tomas Berdych.