A tenista portuguesa Francisca Jorge, número um nacional, conquistou hoje a primeira vitória num torneio WTA no Complexo de Ténis do Jamor, enquanto a irmã Matilde Jorge garantiu a passagem aos quartos de final do Ladies Oeiras Open.
Francisca Jorge, 190.ª colocada no ranking mundial, só jogou hoje a primeira ronda do torneio de categoria 125 do circuito WTA e, frente à favorita russa Anastasia Zakharova (153.ª), precisou de três ‘sets’, com os parciais de 3-6, 6-1 e 6-4, para assegurar a passagem à próxima fase.
Após ceder o primeiro parcial, a jogadora vimaranense, de 23 anos, reagiu com três quebras de serviço no segundo ‘set’ e empurrou para o último parcial a decisão do encontro, que só ficou resolvido no 10.º jogo, depois de três ‘breaks’ para cada lado.
“Comecei um bocadinho tremida. Acho que estava a fazer as coisas certas, simplesmente não estavam a causar tantas dificuldades como gostaria, mas mantive-me fiel ao plano e acabei por sair vitoriosa. Com muita luta e garra, joguei bastante bem o segundo ‘set’ e ela falhou mais. No terceiro, ela entrou muito bem, com bolas rápidas, mas consegui aguentar na pressão e acho que mereci a vitória de hoje”, explicou Francisca Jorge.
Na segunda ronda, a minhota do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, que na última semana foi decisiva para a manutenção da seleção nacional no Grupo I da Billie Jean King Cup, vai medir forças com a mexicana Renata Zarazua (101.ª), sétima cabeça de série do torneio português.
Enquanto a mais velha das irmãs Jorge precisou de duas horas e nove minutos para encerrar o desafio, Matilde Jorge, de 20 anos, alcançou o triunfo mais importante da carreira, ao afastar a britânica Harriet Dart, 88 do mundo, em apenas dois ‘sets’, por 6-3 e 6-1.
“Estou bastante feliz. Acho que fiz um jogo bastante sólido, falhei muito pouco, joguei de uma forma muito simples e isso ajudou-me. Sabia como tinha de jogar e consegui concretizar”, explicou a tenista de Guimarães, 556.ª classificada na hierarquia mundial.
A estrear-se em torneios do circuito WTA, Matilde Jorge terá agora como adversária nos quartos de final outra jogadora do top 100, a dinamarquesa Clara Tauson (87.ª), de 21 anos e que já detém no palmarés dois títulos WTA.
Comentários