Michelle Brito e Maria João Koehler, as duas melhores tenistas portuguesas, qualificaram-se hoje para a segunda ronda do torneio de qualificação do Open da Austrália, primeiro “Grand Slam” da temporada, que começa oficialmente a 16 de janeiro.
A cerca de duas semanas de celebrar o 19.º aniversário, Michelle Brito, atual 148.ª do “ranking”, bateu a bem mais experiente alemã Kathrin Woerle, uma jogadora que aos 27 anos figura na posição 151 da hierarquia, por 6-3 e 7-5.
Na segunda ronda, Michelle Brito vai cruzar-se com outra adversária com grande experiência no circuito, a espanhola Arantxa Parra Santoja, a quarta mais cotada deste “qualifying” feminino (117.ª) e que já esteve no “clube” das 50 melhores do Mundo (em julho de 2010).
Maria João Koehler, no lugar 222 da hierarquia do circuito, foi protagonista de uma das surpresas desta ronda de abertura, ao deixar pelo caminho a japonesa Misaki Doi, sexta cabeça de série e número 120 do Mundo.
Ao cabo de uma longa “maratona” de quase três horas (2:51), Koehler superiorizou-se à nipónica pelos parciais de 4-6, 7-6 (7-3) e 8-6.
Na próxima ronda, e à imagem de Michelle Brito, Koehler, de 19 anos, vai defrontar outra “veterana” do circuito, a italiana Maria Elena Camerin, a caminho dos 30 anos.
Camerin fecha o grupo das 150 melhores do Mundo, mas tem como melhor posição de sempre o 41.º posto, na fase final da época de 2004.
Comentários