Pela primeira vez desde 2003, o campeão de Roland Garros é obrigado a disputar cinco sets no início da defesa do título. Depois de Albert Costa, foi agora a vez de Rafael Nadal ter que batalhar durante quatro horas para ultrapassar o norte-americano John Isner, por 6-4, 6-7 (2/7), 6-7 (2/7), 6-2 e 6-4 – o primeiro encontro em cinco sets que o líder do ranking disputou em 40 realizados em Roland Garros.
 
«Com o John é sempre muito, muito equilibrado. Lutei muito e, nos ‘tie-breaks’, provavelmente, estava demasiado nervoso». O mais difícil foi… tudo. Não joguei solto. O ponto de viragem foi o ‘break’ no quarto set. Depois disso, comecei a sentir-me mais confiante», disse Nadal, que terá como próximo adversário o também espanhol Pablo Andujar (48.º).
 
Isner – também conhecido por uma das “torres gémeas” do circuito ATP (a outra é Sam Querrey, de 1,98m, menos seis centímetros que o compatriota) – celebrizou-se por ganhar o encontro recorde de 11 horas e cinco minutos com Nicolas Mahut no torneio de Wimbledon último.